Carnaval pela Vida promove a garantia dos direitos sociais durante a folia
NOTÍCIAS- 28/2/2019
- 12h04min
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realiza, durante a Semana Pré e o Carnaval, uma série de ações que valorizam e preservam a vida dos foliões. A campanha, cujo tema é Carnaval pela Vida, foca na prevenção e proteção com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o preconceito à população LGBT, os maus tratos contra a pessoa idosa e contra pessoa com deficiência, além da discriminação racial.
O ponta pé inicial será com o Atenção Redobrada, nesta quarta-feira (27), em que o Estado contribui para o enfrentamento a situação de rua, trabalho infantil, consumo indevido de bebidas alcoólicas, exploração sexual, e outras violações nos grandes e médios eventos turísticos e culturais realizados no Estado de Pernambuco. “Nosso trabalho começa nas semanas que antecedem o Carnaval com a formação das equipes técnicas e continua durante as festas, através do Espaço de Proteção e dos apoiadores dos municípios”, explica o secretário Sileno Guedes.
Como forma de prevenção e proteção, a SDSCJ realiza palestras, seminário, discussões e entrega de material, além da oficina vivencial para sensibilizar a equipe para que assim, eles possam replicar essa mensagem junto à comunidade local no seu município e ao redor, nos dias das festas. Nesta quinta-feira (28), a campanha ganha as ruas da Região Metropolitana, com ações itinerantes no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Além do fornecimento de material informativo e das capacitações coordenadas nos municípios, a Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude, junto ao programa federal de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realiza durante a semana pré-carnavalesca, ação diretamente com a rede hoteleira, restaurantes, estabelecimentos comerciais e taxistas para conscientização sobre o assunto. Durante todo o Carnaval, o trabalho é desenvolvido em Pesqueira, Buíque, Lagoa dos Gatos, Catende, Tamandaré, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Arcoverde através de parceria com as respectivas prefeituras.
Durante todo o Carnaval, os pernambucanos contarão com o Plantão da Ouvidoria Social (02/03 a 06/03) com atendimento ao folião 24 horas por dia. As equipes reúnem advogados, psicólogos e intérpretes de libras. As denúncias de violações de direitos recebidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis. Além do plantão, a Ouvidoria Social está presente também no Galo da Madrugada, em parceria com o Juizado do Folião (02/03), na Estação Central do Metrô e no Fórum Thomaz de Aquino. Também haverá equipes que farão a atuação educativa (com distribuição de materiais) no Desfile dos Papangus (03/03), no Pátio de eventos de Bezerros, e no Camarote da Acessibilidade (02 a 05/03), na Praça do Carmo, em Olinda.
Dentro da Secretaria de Segmentos Sociais (SESS) e com apoio da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o Governo de Pernambuco vai disponibilizar os Camarotes da Acessibilidade, espaços para as pessoas com deficiência e idosos. As inscrições foram realizadas na semana pré-carnavalesca com vagas limitadas. São todos adaptados com rampas de acesso, banheiro químico adaptado e conta com intérpretes de Libras. As áreas vão funcionar no Galo da Madrugada (02/03), no Desfile dos Papangus (03/03), em Vitória de Santo Antão (04/03) e Olinda (03 a 05/03).
Para a condução até os Camarotes, os veículos do PE Conduz – serviço gratuito do Governo do Estado que atende pessoas com deficiência de mobilidade em vans adaptadas – levarão usuários do programa para a folia de Momo. “Dentro da programação do Camarote da Acessibilidade, a SDSCJ disponibiliza, ainda, o transporte de pessoas com deficiência física até o local da folia, garantindo conforto e segurança aos foliões”, detalha Sileno.
Já a equipe da Coordenadoria LGBT da SDSCJ realiza ações de orientação e conscientização no Polo da Diversidade, localizado no Pátio de São Pedro, e no Palco da Diversidade, no Ibura. Em Olinda, será no Corredor da Diversidade, situado na Rua 13 de Maio, e no Bloco da Diversidade. Enquanto isso, no que se refere às ações para o povo negro e de comunidades tradicionais, o público terá dois pontos de apoio, sendo um no Polo Afro do Recife, localizado no Pátio do Terço, e um ponto de apoio na Casa CRER (Observatório Racial) com a participação de Blocos Afro, em Olinda.
A SDSCJ também participa em parcerias com alguns blocos, como é o Bloco CIEE em folia, na Praça do Arsenal com PE Conduz e o Bloco Amor Livre, com distribuição de material informativo.
Serviço:
-
Plantão da Ouvidoria Social (De 2/03 a 06/03)
Telefones: 0800.081.4421 ou (81) 9.8494.1298
Endereço: Avenida Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro – Recife
-
Camarotes da Acessibilidade
Galo da Madrugada (02/03)
Folia do Papangú (03/03)
Vitória de Santo Antão (04/03)
Olinda (03 a 05/03)
-
LGBT
Polo da Diversidade, no Pátio de São Pedro
Palco da Diversidade, no Ibura
Corredor da Diversidade, na Rua 13 de Maio
Bloco da Diversidade
-
Povo negro e de comunidades tradicionais
Polo Afro do Recife, localizado no Pátio do Terço
Casa CRER (Observatório Racial)
