Centro da Juventude realiza projeto piloto de prevenção às drogas
NOTÍCIAS- 01/2/2011
- 17h14min
O Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro, coordenado pelo Programa Vida Nova, lançou um projeto intitulado Qualificação da Equipe e dos Usuários na Redução dos Problemas Decorrentes do Uso de Drogas. As ações, que já vêm sendo vivenciadas desde outubro e têm previsão inicial de três meses, é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e a Secretaria da Saúde (SES).
De acordo com o coordenador técnico do CJ, João Soares, a motivação do projeto surgiu após a realização de uma pesquisa no próprio centro. O levantamento revelou que dos 500 jovens atendidos pelo projeto, 60% têm ou já tiveram algum tipo de envolvimento com narcóticos. “Daí a necessidade de capacitar melhor os nossos profissionais, de modo a torná-los mais aptos a ajudar os usuários. Além de orientar os jovens a respeitos dos danos que essas substâncias causam, conduzindo-os, se for preciso, aos dispositivos que o governo dispõe”, revelou o coordenador.
As ações estão sendo executadas da seguinte forma: seis grupos – Família, Gestantes, Saúde Mental, Profissionais, Escola de Redução de Danos e Grupo Jovens – vêm recebendo apoio separadamente, mas de forma integrada. No caso dos familiares, a psicóloga Ana Flávia instrui os parentes sobre como lidar com o usuário no espaço domiciliar. As grávidas também são orientadas, pela psicóloga, sobre os cuidados necessários e os danos que os narcóticos podem causar ao feto.
Os trabalhos com o grupo de Saúde Mental estão sendo direcionados aos profissionais em um primeiro momento. O psicólogo Paulo Miguel capacita os colaboradores a trabalharem com jovens que possuem distúrbios psicológicos adquiridos pelo uso de drogas. Feito isso, o próximo passo será tratar as problemáticas diretamente com esses usuários. Com os jovens, dois redutores de danos realizam um trabalho de prevenção e redução do uso de substâncias lícitas e ilícita.
O projeto também formulou uma Escola de Redução de Danos, onde, através de uma seleção entre os 500 jovens, são recrutados os aptos a se tornarem redutores de danos. Lá, os selecionados recebem toda formação para se tornarem multiplicadores. Ao final do curso, os formandos recebem um certificado. Para avaliar o andamento do projeto – forças e fraquezas – é feita uma reunião mensal da assessora técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Melissa Azevedo junto à equipe do CJ.
