Penitenciária promove Semana da Criança
NOTÍCIAS- 01/2/2011
- 17h37min
“Toda criança tem o direito a brincar, estudar e ser feliz.” Foi sob esse mote que a Penitenciária Agro-Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá, elaborou um projeto em comemoração ao Dia das Crianças, plano que culminou em um dia de lazer, no último domingo (17). Na semana prévia ao evento, foram realizadas palestras sócioeducativas, direcionadas aos re-educandos, com a temática da responsabilidade paterna.
A penitenciária, ligada à Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES), integra a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e tem por intuito a busca pela reinserção social do re-educando. A semana em comemoração às crianças esteve intimamente ligada a esse propósito, por se acreditar no vínculo familiar como peça fundamental no processo. Daí serem trabalhadas questões como relacionamento afetivo entre pais e filhos, direitos e deveres da criança e reconhecimento de paternidade.
De acordo com a assistente social da unidade prisional, Milly Leisy, a intenção em promover as atividades educativas era sobretudo contribuir na melhoria do relacionamento familiar entre pais e filhos e evidenciar os direitos e deveres das crianças. Para participar, os interessados se inscreveram junto à comissão organizadora. “Nós tivemos a preocupação de deixar os re-educandos à vontade para optarem pelas palestras que se identificassem mais. Creditamos a isso a boa aceitação do momento”, revelou Milly.
Ao término das palestras sócioeducativas, os re-educandos puderam desfrutar, junto à família, de um belíssimo dia de lazer, no domingo (17), reservado especialmente às crianças. Assim que chegou a unidade prisional, a garotada recebeu pinturas decorativas nos rostos. Para animar, palhaços distraiam os pequenos, que se dividiam entre o pula-pula, a cama elástica, e a piscina com bolinha.
Durante a festa, foram distribuídos algodão doce, picolé, bombons e pipoca. As crianças ainda participaram de oficinas de papel e pintura e higiene bucal. Ao final da manhã, foi servido um almoço aos presentes. Para o diretor da PAISJ, Cel. Benício Caetano, uma comemoração com essa dimensão serviu para trabalhar a autoestima do re-enducando e estreitar os laços com a família. “Acreditamos que a instituição da família é um elo forte de retorno a vida externa. Então, investimos no fortalecimento desse pilar”, contou. A organização do evento ficou por conta da equipe de recursos humanos.
