Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOT – GOVERN0 LANÇA AMANHÃ PROGRAMA PERNAMBUCO NO BATENTE

NOTÍCIAS
  • 31/1/2011
  • 18h13min

Cerca de 800.000 famílias vivem em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco. Reverter este quadro é o objetivo do Programa “PE no Batente” que será lançado amanhã (19.06) pelo Governo do Estado. O encontro vai ser aberto pelo governador Eduardo Campos às 11h30, no auditório da AMUPE, quando serão apresentadas as diretrizes do Programa a deputados, prefeitos e secretários de assistência social de todo o estado.

O PE no Batente tem a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos-SEDSDH, e vai permitir a promoção de programas de inclusão produtiva. As ações do programa estão voltadas para a geração de renda, com base na economia solidária, associativismo e cooperativas.

O secretário Roldão Joaquim, da SEDSDH, ressalta que Pernambuco é um dos estados que detém os menores índices de aprovação de projetos sociais, e para inverter esta situação é necessária a união de esforços. “Estamos mobilizando governos, gestores, ongs e a sociedade como um todo para que através da inclusão produtiva possamos mudar a realidade social em nosso estado”, completa.

O Programa prevê a implantação de modelo-piloto em 5 comunidades nas Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, entre as contempladas com os Centros Vocacionais Tecnológicos, Apoio a projetos de geração de renda e estruturação de unidades produtivas em comunidades indígenas e quilombolas, Articulação com programas de acesso ao microcrédito orientado. As ações envolvem Governo Estadual, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, e prefeituras municipais.

APOIO AOS MUNICÍPIOS

De acordo com o secretário Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social da SEDSDH, Acácio de Carvalho, a partir do próximo dia 25.06, a SEDSDH já estará orientando os municípios para o implemento das ações. Eles serão atendidos em grupos de 10, por Região de Desenvolvimento, numa sala chamada “Espaço do Prefeito” criada para esta finalidade. “Além do apoio técnico, vamos oferecer capacitação, monitoramento e avaliação, em parceria com a Secretaria da Juventude e Emprego, e Prorural”, adianta o secretário.

Ele explica que os municípios vão contar com agentes de desenvolvimento, capacitados para atuar nas comunidades locais, fazendo o levantamento dos dados necessários ao desenvolvimento das ações.

Para isto a SEDSDH vai oferecer um conjunto de indicadores sociais – como cobertura do PETI e do Bolsa Família, sub-registro de documentação, renda familiar –  que darão suporte ao trabalho dos agentes antes, durante e depois da sua atuação. A meta, segundo Acácio, é beneficiar 40.000 famílias já no primeiro ano. O PE no Batente é um dos Programas que integram o Plano de Ações do Governo do Estado para a área social, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para este ano.

Outras Informações – Ass. Imprensa SEDSDH – 3222.5305 – 3303.5448