Governo promove curso de mediação de conflitos
Sem categoria- 10/2/2011
- 13h42min
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), iniciou na última segunda-feira (09), o curso de Mediação de Conflitos para Lideranças Comunitárias, a ação faz parte do Governo Presente, criado em 2009, do qual fazem parte 11 secretarias estaduais. As aulas acontecerão nas segundas e quartas, das 18h30 às 22h, e vão até o dia 08 de setembro, na Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira, no bairro da Imbiribeira.
O curso é ministrado pelas técnicas da Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos (GPMC), tem como foco principal a prevenção da violência, e possui como eixos norteadores as práticas em mediação de conflitos e os conteúdos referentes aos Direitos Humanos, repassados através de uma exposição dialogada entre os facilitadores e a comunidade.
O objetivo é potencializar a capacidade de mediar conflitos sem a utilização da violência. Cerca de 39 pessoas se inscreveram. Elas são de oito comunidades: Sítio Grande, Dancing Days, Ilha de Deus, Aritana, Irmã Doroth, Beira da Maré, Sete de Maio e Cafesópolis. A carga horária total é de 40 horas/aula e, desde 2009, cerca de 259 pessoas já participaram.
Após o término das aulas, a equipe formada por psicóloga, advogado e assistentes sociais, oferece apoio no atendimento e acompanhamento dos casos, suporte técnico com a formação continuada por três meses, além de realizar simulações dos conteúdos apresentados, para que a comunidade se fortaleça, desenvolvendo condições de gerir o Núcleo de Mediação de Conflitos Comunitário. Os núcleos podem ser instalados em prédios de associações que já existam nas comunidades ou até mesmo em igrejas.
“É mais uma ação dentre aquelas desenvolvidas no âmbito do Governo Presente, que visa desenvolver ações Integradas para a cidadania, na prevenção da violência, fortalecimento dos direitos humanos e, consequentemente, construção de uma cultura de paz”, destaca a Coordenadora Técnico Pedagógica da GPMC, Maria da Conceição Costa.
Uma das pessoas que aprovou a ação foi Elenilda Martins, coordenadora executiva do Grupo de Saúde Condor e Cabo Gato. Ela participou do curso em dezembro de 2009 e atualmente está ajudando na implantação de dois Núcleos de Mediação de Conflitos Comunitário no bairro de Peixinhos, em Olinda. “Me interessei em fazer o curso exatamente por uma necessidade da comunidade, que tem casos que podem ser facilmente resolvidos com a ajuda dos mediadores.”
Segundo Maria da Conceição, nos próximos meses, mais cursos como este serão ministrados em diferentes localidades. “Ainda em agosto levaremos as aulas de mediação de conflitos ao bairro de Nova Descoberta. Já em setembro estamos vendo a possibilidade de realizar as aulas em Boa Viagem e Ponte dos Carvalhos.”
