Primeiro CMDH do Sertão do Pajeú é implantado
NOTÍCIAS- 09/2/2011
- 14h26min
A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) alcançou, através do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDH), um feito louvável nessa quarta-feira (07). O órgão, cujo um dos objetivos é o de estimular a criação de conselhos municipais (CM), comemora a instalação do primeiro CM do Sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira. A meta agora é ampliar a rede.
Criado em 2001, CEDH tem como norte debater a temática dos direitos humanos junto à esfera pública. Para isso, o conselho passou a realizar fóruns regionais, em que o foco, além da discussão, é o incentivo a formulação de conselhos municipais. Só este ano, estão previstos quatro espaços de debate com esse intuito, tendo dois já ocorridos, no mês de abril. Foi realizado um na Região Metropolitana do Recife e o outro em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú.
De acordo com o coordenador da Equipe de Apoio ao CEDH, Alexandre Nápoles, a formação dos conselhos municipais é de acentuada importância no exercício dos direitos humanos. “Esses grupos de escala local têm três objetivos pré-definidos: promoção e defesa dos direitos humanos; deliberação e aprovação de políticas públicas e fiscalização de monitoramento dos programas e ações do município”, revelou.
O trabalho já vem rendendo frutos ao conselho, pois à comissão do CEDH recebeu a informação de que o município de Afogados da Ingazeira receberá a implantação do órgão municipal, na cidade. "O primeiro do Sertão do Pajeú", como fez questão de ressaltar o coordenador da Equipe de Apoio do CEDH.
Ainda de acordo com Nápoles, dois fóruns com a temática dos direitos humanos, sob o viés da educação, já estão agendados para dar continuidade ao plano. Um será abarcado por Petrolina, no próximo dia 21 de outubro, e o outro, no mês de novembro, em Garanhuns. “A missão agora é estimular a criação do primeiro CM do Sertão do Vale de São Francisco”, finalizou, referindo-se à Petrolina.
