Encontro do Programa Famílias Fortes, de prevenção às drogas, tem presença da SDSCJ/SEPOD
NOTÍCIAS- 30/11/2017
- 14h35min
Com apoio do Governo Paulo Câmara, a
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Cloves Benevides, por meio da
Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas (SEPOD), dirigida por Márcia Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (29/11), do Encontro de Encerramento do Programa de Prevenção às Drogas, denominado: FAMÍLIAS FORTES (PFF). O evento ocorreu no Centro Social Urbano da Vila da Imbiribeira, no Recife, e teve participação da Superintendência de Prevenção às Drogas e da equipe da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura do Recife.Participaram crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e seus familiares(público alvo do programa).O encontro de encerramento foi marcado por inúmeros registros de satisfação, que evidenciaram o impacto do programa, que incluíram melhorias no relacionamento familiar, através do estabelecimento de limites, melhorias no desempenho escolar, além da diminuição de conflitos entre irmãos. Durante toda execução do PFF, pesquisadoras ligadas à Universidade de Brasilia (UNB) participaram de todos os encontros, coletando as informações e que certamente serão divulgadas quando do resultado final da pesquisa.
Outras cidades de PE, também foram contempladas e estão com o PFF em execução, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e São Caetano.
PROGRAMA FAMÍLIAS FORTES
O PFF foi selecionado pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) como alternativa de intervenção em prevenção por evidências a respeito de sua efetividade e adaptação cultural. Coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD/MJ e executado pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, o Programa tem caráter preventivo, e objetiva evitar o uso de drogas ilícitas, visando reduzir os fatores de risco e ampliar e fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção.
