SDSCJ discute educação para adolescentes em medidas socioeducativas
NOTÍCIAS- 19/3/2018
- 16h12min
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e a Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) começam a construir o projeto político pedagógico para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no meio aberto no Estado. Nesta sexta-feira (16), o assunto foi discutido com técnicos e gestores dos 15 municípios da Região Metropolitana.
O “Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo: Projeto Político Pedagógico e Participação e Autonomia dos Adolescentes na Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto” aconteceu no auditório da Fidem/Condepe, no bairro da Boa Vista – Recife. Além dos municípios, contou também com a participação de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE) e de jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto.
O evento foi dividido em dois momentos: no primeiro, houve uma apresentação do Projeto Político Pedagógico e a autonomia dos adolescentes na execução das medidas socioeducativas em meio aberto. No segundo, foram realizadas oficinas sobre “As experiências das entidades executoras de medidas socioeducativas em meio aberto na elaboração do Projeto Político Pedagógico e na efetivação da participação e autonomia dos adolescentes”.
De acordo com a gerente geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ/SEPCJ, Suelly Cysneiros, a construção do projeto político pedagógico é importante, porque “é o referencial para todas as ações a serem executadas no âmbito do atendimento socioeducativo”. O projeto, que está no planejamento de 2018 da SDSCJ/SEPCJ, deve valorizar a intersetorialidade das políticas públicas de saúde, educação, trabalho e qualificação, e expressar que tipo de sociedade queremos e os cidadãos que queremos formar.
Dos 15 municípios da Região Metropolitana, apenas quatro estão com os planos concluídos e, no Estado, menos de 20. “Esse é um momento de desafio e fundamental para a construção desse projeto pedagógico, que será elaborado com muito diálogo e muitas mãos”, afirmou o chefe de gabinete da SDSCJ, Ronaldo Targino, que representou o secretário Cloves Benevides na abertura do evento.
