SDSCJ promove ato para lembrar Dia Nacional da Consciência Negra
NOTÍCIAS- 22/11/2017
- 15h56min
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), um ato simbólico em defesa do fim da discriminação racial e da intolerância religiosa. O evento, no pátio da SDSCJ, serviu para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na última segunda-feira (20).
O secretário da SDSCJ, Roberto Franca, afirmou que a solenidade tinha grande dimensão e muitos sentidos, como o de renovar e reforçar o compromisso da Secretaria em manter as lutas contra o racismo, pela liberdade, o respeito às diferenças e aos direitos humanos.
“A maior preocupação da SDSCJ é garantir que as lutas contra a discriminação, o racismo, a intolerância e o fundamentalismo religioso sejam mantidas; e não permitir a violação dos direitos humanos”, enfatizou Roberto Franca. Ele também ressaltou o compromisso de efetivar e garantir a execução de políticas públicas para os segmentos que mais necessitam.
Já o secretário executivo de Segmentos Sociais (SESES), Sérgio Moura, destacou os avanços e as ações executadas pelo Governo Paulo Câmara, por meio da SDSCJ, para o atendimento dos segmentos LGBT, de negros, quilombolas e idosos. Como exemplo, citou a criação do Fórum de Gestores de Políticas de Igualdade Racial e os lançamentos do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e do Plano Pernambuco Quilombola.
Sérgio Moura disse que esse é um momento histórico e que a SDSCJ tem a coragem de fazer o enfrentamento ao racismo e lembrou a articulação para materializar as políticas públicas e garantir o encaminhamento das demandas desses segmentos. Para este Mês da Consciência Negra, a SDSCJ/SESES programou encontros, rodas de diálogo e outras atividades de conscientização da importância da cultura negra.
