Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SDSCJ já capacitou mais de 250 técnicos que atuarão no Criança Feliz

NOTÍCIAS
  • 23/2/2018
  • 13h26min

 As equipes formadoras da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) já capacitaram mais de 250 profissionais que atuarão como coordenadores e supervisores do Programa Criança Feliz, em Pernambuco. Nesta sexta-feira (23), 31 pessoas de 18 municípios de diversas regiões do Estado concluíram a formação de 40 horas, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual (Cefospe).

Segundo a coordenadora estadual do Criança Feliz em Pernambuco, Katiuska Lopes, a capacitação tem o objetivo de orientar, esclarecer e dotar os participantes de informações e técnicas que possibilitem a execução das ações do programa nos municípios. Ao concluírem a formação, os participantes têm sob a sua responsabilidade formar os orientadores sociais que farão o trabalho de campo.

 

“O nosso grande desafio é atender as expectativas e esclarecer dúvidas de um grupo heterogêneo. Fazê-lo perceber e entender a importância do programa dentro da Assistência Social e do trabalho a ser realizado”, explica Ana Cláudia Botelho, da equipe formadora da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS). Segundo ela, cerca de 80% dos profissionais que atuarão nos municípios já foram capacitados.

 

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal voltado à promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de 0 a 3 anos) e assistência às gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família; e crianças de 0 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

Em Pernambuco, o Criança Feliz é coordenado pela SDSCJ, por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS). A execução fica a cargo dos municípios, que contratam as equipes para os atendimentos domiciliares. Além da formação profissional dos técnicos, acompanhamento das ações e visitas de campo, a SEASS também foca na qualidade dos serviços que serão prestados.

Atualmente, 157 municípios do Estado já aderiram ao programa, faltando apenas 27 – a maioria situados na Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. As adesões poderão ser feitas até o mês de julho.

 

A capacitação concluída hoje (23), foi a oitava. Anteriormente foram realizadas formações em Caruaru (duas), Serra Talhada, Recife (duas), Olinda e Petrolina.