Funase na busca pela Paz, recebe o lançamento da Campanha da Fraternidade
NOTÍCIAS- 07/3/2018
- 11h15min
Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos”, a Diocese de Nazaré lançou, na última quarta-feira (28), a Campanha da Fraternidade 2018. Uma caminhada pela paz, que reuniu cerca de 3 mil pessoas, saiu do Pátio da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Timbaúba, e também da Praça de Timbaubinha, passou pela frente da Cadeia Pública e culminou na frente do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba.
O Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que conduziu a caminhada, lembrou a todos os presentes a importância do perdão e encerrou o evento com bênçãos aos fieis. Então, juntamente com uma comitiva de sacerdotes, visitou o Case Timbaúba, na companhia do Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, da coordenadora geral da unidade, Elizabete Azevedo, e de funcionários da Funase.
Todos foram recebidos por socioeducandos, que se sentiram felizes com a presença. “Receber o Bispo na unidade foi muito bom, ele me abençoou, eu me sinto mais leve. Quero que ele venha mais, porque a presença dele é muito boa”, disse o adolescente D.P, de 17 anos. Dom Francisco fez questão de cumprimentar cada um deles pessoalmente, aconselhando-os e concedendo sua benção aos que a solicitaram. “A caminhada superou as nossas expectativas. Esperávamos no máximo, 800 pessoas, tivemos 3 mil, na sua maioria, jovens. Eles estão entusiasmados em buscar a paz. Temos que ajudar a sociedade a se organizar nessa busca, e não jogar sempre para o poder público a culpa”, compartilhou o Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Goiana, Padre José Edson, integrante da comitiva.
Para Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, essa Campanha é uma forma de nos lembrarmos de um valor tão fundamental para um cristão: a fraternidade, o amor ao próximo. “A violência não se combate com violência, mas sim, com respeito, com justiça social, com melhor distribuição de renda, com amor (amor da família, do Estado e da sociedade): amor ao próximo”. E complementa: “Esse ato público e a visita dos religiosos possuíram um forte simbolismo para toda a comunidade da região, fortalecendo a sensação de pertencimento e conclamando à sociedade a participar mais efetivamente do processo de socioeducação”.
Para a coordenadora geral do Case Timbaúba, Elizabete Azevedo, ações como essa fortalecem a prática da Funase e fortalecem a alma. “Esse foi um exemplo do exercício da cultura de Paz, que é paz em ação. A paz está dentro de cada um. Ter vivenciado esse momento, no qual os nossos adolescentes não foram apontados como os precursores da violência, foi muito positivo”. A Diocese que realizou o evento é centenária, com sede em Nazaré da Mata, abrange diversas paróquias em 35 municípios do Agreste, Zona da Mata e Litoral Pernambucano.
