Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Horta em Todo Canto inaugura mais uma área orgânica no Estado e divulga ampliações em suas atividades

NOTÍCIAS
  • 25/4/2019
  • 11h25min

 Com foco no fomento da consciência e consumo de alimentos saudáveis, o programa estadual Horta em Todo Canto inaugura hoje (28) mais uma horta do projeto. Desta vez, é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Caxangá, que recebe o espaço de plantio de frutos orgânicos, que foi implementado em cinco canteiros de um anexo da unidade. Com três anos de funcionamento, o Horta em Todo Canto atinge a marca de 172 hortas implantadas em instituições do Estado, como escolas, presídios e hospitais, e estrutura para 2019 um plano de ampliação de suas atividades.

Na horta da UPA, serão cultivados hortaliças como alface, coentro, cebolinha e tomate, que receberão os cuidados dos próprios funcionários da unidade hospitalar. Para a implementação do espaço verde, o programa promoveu palestras e rodas de conversas com os profissionais do hospital que discutiram sobre os benefícios da alimentação saudável e da educação alimentar, além de participarem de cursos e treinamentos sobre o preparo do terreno para o cultivo e as necessidades básicas de uma horta.

 

Inserido na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, o Horta em Todo Canto é coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/PE), presidido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. O gestor pontua que os resultados do programa tem ido além do plantio e consumo de alimentos saudáveis. “A proposta tem se voltado para fins educacionais, onde as hortas têm permitindo que as escolas desenvolvam aulas mais práticas e didáticas com os alunos; terapêuticos, promovendo terapias ocupacionais com pacientes de hospitais; se tornou também é um espaço de qualificação profissional, ressocialização e uma possibilidade de redução de penas em presídios e unidades da Funase, além de ser um ambiente que gera o convívio e a interação social”, pontua Guedes.

 

A secretária executiva da Caisan/Pe e superintendente das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (Suasan) do Estado, Mariana Suassuna, que esteve presente na inauguração, destaca que o programa tem viabilizado ainda capacitações destinadas a toda a população. “A unidade implantada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é a Horta Escola do Programa, onde já foram ministrados 12 cursos divididos em quatro módulos e capacitado uma média de 400 pessoas. Agora, com um plano de ampliação desse formato, estamos em fase de estruturação de uma outras Horta Escolas no interior do Estado, através das unidades do IPA, e no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe)”, explica.

 

Outras instituições públicas já iniciam o processo de implementação das hortas, como a Casa de Acolhimento Comunidade Emocy Krause (Comek), em Jaboatão dos Guararapes, e no Centro das Juventudes, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Para aquelas que têm interesse em participar do Horta em Todo Canto, a orientação é que seja encaminhado um ofício para o gabinete da SDSCJ solicitando a inscrição no projeto.