O olhar dos jovens auxilia o controle social do Governo
NOTÍCIAS- 19/6/2018
- 14h11min
Com apresentação de esquetes teatrais e vídeos sobre assuntos relevantes, os alunos da Escola de Referência Vidal de Negreiros promoveram um debate com cerca de 150 alunos sobre problemas de suicídio, racismo, homofobia, gravidez na adolescência e uso de álcool e outras drogas. O Fórum da Juventude foi realizado no último dia 12 de junho.
A escola foi a segunda estadual do bairro de Afogados, no Recife, a realizar o Fórum da Juventude, um momento de escuta do Governo Presente sobre as demandas da escola e da comunidade escolar. Uma das alunas presentes no fórum, Carolina Avila, 15, relatou que eles ultrapassam barreiras diversas na escola quando desejam fazer um projeto ou tentar instalar um grêmio escolar.
“Mesmo com para as dificuldades enfrentadas na escola, a gente luta, porque a gente sabe que vai conseguir mudar. Precisamos mostrar a realidade para que os jovens entendam a importância de encarar esses problemas de frente”.
Presente no fórum, a secretária executiva de Articulação Social, Mileane Aguiar, parabenizou a apresentação dos alunos sobre o respeito ao próximo e salientou que o Governo está presente na escola, pois acredita no potencial dos jovens.
“A oportunidade de ouvir a comunidade sob a ótica da juventude é a melhor forma para trabalharmos o protagonismo juvenil. A ideia é após este fórum voltarmos a escola com rodas de diálogo no intuito de implantarmos aqui o núcleo de cultura de paz do Governo”, afirmou Mileane.
Os Núcleos de Cultura de Paz nas escolas são espaços permanentes de decisões do conselho escolar para sua respectiva comunidade. Estas ações fazem parte do planejamento do programa Governo Presente, coordenado pela Executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Com resultado satisfatório de 12 Fóruns da Juventude realizados no ano de 2017, o Programa Governo Presente retoma esta atividade com a comunidade escolar dos bairros mais vulneráveis do Recife.
