Ação da Cidadania realiza mais de 10 mil atendimentos no Parque da Macaxeira
NOTÍCIAS- 03/7/2018
- 09h31min
Com 10.680 atendimentos, a Ação da Cidadania da MAcaxeira disponibilizou 135 serviços divididos em 10 veículos e nas dependências da Escola Técnica Miguel Batista, no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte, no Recife. Esta é mais uma iniciativa do Governo Presente e da Prefeitura do Recife, com o Recife em Ação. Ambos programas pretendem resgatar a cidadania e garantir direitos para prevenir à violência em comunidades vulneráveis do Recife.
Durante a ação algumas pessoas atendidas por programas da SDSCJ, como o Atitude, conseguiram emitir documentação que perderam ou foram roubadas. O Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares (Atitude) proporciona atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas. Para o Governo Presente estes são o público-alvo do programa, chamados Universos Prioritários, que incluem ainda adolescentes do sistema socioeducativo e egressos da Funase.
Dois deles, acompanhados pela equipe de apoio do Atitude, foram até a ação retirar a segunda via da identidade, S. F., 35 anos, em situação de rua, e W. A., 28 anos. Atendido pelo programa em dois momentos distintos, devido à reincidência ao uso, W. A. elogiou os profissionais do Atitude e reconheceu que foi graças ao apoio, duas vezes ao longo de 3 anos, que retomou o vínculo com a mãe e conseguiu trabalhar na unidade do programa.
Além da equipe do Atitude, outros profissionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) levaram para a ação o plantão da Mediação de Conflitos e orientações sobre assistência social (BPC e CadÚnico), para Pessoas com Deficiência (Vem Livre Acesso e PE Conduz) e jovens (ID Jovem), além de divulgaçaõ dos projetos Vida Aprendiz e Novas Oportunidades, de atenção e reinserção profissional aos adolescentes do sistema socioeducativo e egressos da Funase.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, foi acompanhar de perto os serviços disponíveis desta 14 edição. “Desde o início do ano já dobrou a quantidade de serviços, graças a Prefeitura do Recife e outros parceiros. Assim nós levamos mais cidadania em todos os lugares e a população garante seus direitos de acessar serviços públicos, gratuitamente”, disse Cloves, que esteve acompanhado do prefeito Geraldo Júlio na Ação. “Hoje aqui na Macaxeira, a população está vendo a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado chegando mais perto, atendendo as necessidades aqui do bairro”, declarou o prefeito Geraldo Julio.
Serviços – No parque foram oferecidos serviços como emissão de documentação civil; atendimento com a Celpe, Compesa, Detran e inscrição em cursos profissionalizantes. Além disso, tiveram diversos exames e orientações jurídicas, da assistência social, sobre empreendedorismo, direitos humanos, da pessoa com deficiência e do consumidor. A Ação da Cidadania integra um conjunto de políticas públicas do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife para a prevenção social à violência em comunidades mais vulneráveis do Recife. De janeiro a junho de 2018, o Governo de Pernambuco realizou 14 Mutirões em sete municípios pernambucanos com um total de 113.688 atendimentos.
A jovem Assíria Ferreira quando soube da ação pelo Insta do Parque da Macaxeira, onde pratica caminhada, não teve dúvida veio com o amigo do Córrego do Jenipapo e aproveitou para se inscrever no curso de empreendedorismo e fez seu cadastro na Agência do Trabalho. “ Eu vim para resolver a conta da Celpe e atendimento do Bolsa Família, mas quando eu vi as opções disponíveis fiz inscrição, vacinei e fiz o teste de glicemia”, disse Assíria, que tem 21 anos, cursa relações internacionais e vai começar o curso de empreendedorismo do Juventude Presente, para ampliar sua visão do mercado.
Atitude – Com foco em reduzir os riscos e danos individual, social e comunitário, o Atitude tem o objetivo de acolher e garantir proteção integral aos usuários e seus familiares. Para isso o programa oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial, entre outros, com encaminhamentos direcionados para a rede de Saúde e Socioassistencial e demais políticas setoriais.
