Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEASS realiza parceria com Universidade de pernambuco

NOTÍCIAS
  • 14/11/2018
  • 21h04min

A Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) está realizando pesquisas de graduação e mestrado nas casas de acolhimento, localizadas na Madalena, no Recife, sobre determinantes de saúde na adolescência. A pesquisa de iniciação científica sobre reinserção familiar dos adolescentes em acolhimento foi apresentada por Michele Leandro aos profissionais atuantes nas unidades, na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do palácio frei caneca, em Santo Amaro, no Recife.
Presente ao evento, a professora Lygia Maria Ferreira da Silva, orientadora de Michele, iniciou essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude em 2017. Com a tese “Vulnerabilidade, Gênero e Violência e os Determinantes de Saúde na Adolescência”, Lygia buscava compreender as situações de vulnerabilidade e implicações em saúde do adolescente em acolhimento, sob a ótica destes atores, os profissionais e os familiares.
Desde então foram realizadas, com o mesmo grupo focal nas casas, outras duas monografias e estão em andamento três dissertações do mestrado do Programa de Hebiatria, da Faculdade de Enfermagem da UPE. As casas Vovó Geralda e Madalena acolhem crianças e adolescentes com histórico de abandono e orfandade e integram a Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, da Executiva de Assistência Social da SDSCJ
Ao final da palestra Viviane Santos, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, disse que as casas só tem a ganhar com este trabalho. “A proximidade da Secretaria de Assistência Social com a universidade é muito importante. A pesquisa nos faz refletir sobre atuação dos profissionais e efetividade dos serviços, nos permitindo aprimorar nossa foram de trabalhar”, disse Viviane.