Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Governo Presente chega a marca de mais de 300 mil atendimentos em 2018

NOTÍCIAS
  • 20/12/2018
  • 15h24min

 

O programa Governo Presente encerra o ano com a marca de 212.821 atendimentos, difusões e divulgações nas 38 edições da Ação de Cidadania, mutirão que reúne serviços gratuitos de emissão de documentos, exames de saúde, orientações e atividades educativas. Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Toritama, São José da Coroa Grande, Igarassu e Petrolina foram as cidades que receberam o evento, que contou com o envolvimento direto das respectivas prefeituras, 13 Secretarias Estaduais, 62 Parceiros Privados e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que disponibilizou uma unidade móvel para atendimentos e orientações sobre conciliação e mediação.

Além disso, o programa, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da executiva de Articulação Social (Seart), realizou 866 mediações de conflitos, 1661 atividades nos Núcleos de Culturas de Paz nas escolas, 498 inserções social, escolar e prática de egressos do Sistema Prisional e 1447 acompanhamentos aos Universos Prioritários (UPs).

Em 2018, o programa lançou ainda o projeto Juventude Presente que levou aos jovens oficinas de cultura, esportes e lazer, além de cursos de qualificação e capacitação profissional, por meio de parcerias com as escolas Microlins e Prepara Cursos. Com xx meses de funcionamento, o projeto somou 6.229 inscrições. Destinado a adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, o Juventude Presente faz parte de uma estratégia de prevenção social ao crime e à violência que tem como objetivo consolidar os vínculos sociais e os fatores de proteção.

A secretária-executiva de Articulação Social, Mileane Aguiar, destaca que o crescimento das atividades oferecidas pelo Governo Presente partiram de uma planejamento conjunto com a população que, através dos Fóruns Territoriais realizados com  a população e a Ouvidoria Social da SDSCJ, puderam ressaltar os serviços e os tipos de demandas que o território necessitava. “Com a Ouvidoria Social conseguimos dar voz a população e discutir com eles quais seriam as ações prioritárias para cada localidade que o programa atua. Dessa forma, garantimos a fala e as devolutivas da população, assim como a melhora nos serviços”, afirma.

A soma dos atendimentos das Ações de Cidadania mais as execuções dos Planos Territoriais, que são ações, atividades, programas e projetos desenvolvidos de forma contínua e estruturadora nos territórios, chega ao número de 328.199. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides, os números expressam o compromisso do Governo do Estado em garantir direitos a todos os pernambucanos, além de fortalecer as estratégias de segurança pública. “Política de assistência e de segurança pública são duas faces da mesma moeda. Essas duas áreas precisam coexistir e, trabalhando ao lado delas, precisa haver as políticas de prevenção social para oferecer alternativas às pessoas, capacitar, qualificar, acolher e promover cidadania, principalmente aos jovens que são os potenciais autores ou vítimas da violência e criminalidade”, pontua. “Para 2019, as ações do Governo Presente serão mantidas e ampliadas. Serão feitas rodadas de pactuação entre as várias secretarias para definir a agenda e os serviços que estarão mais próximos da população”, completa.