Profissionais do Agreste recebem detalhes do funcionamento do 13º do Bolsa Família
NOTÍCIAS- 31/5/2019
- 14h00min
Dando continuidade ao detalhamento do Programa 13º do Bolsa Família, lançado recentemente pelo Governo de Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude reuniu, nesta quarta-feira (29), municípios do Agreste para repassar as informações sobre a iniciativa. A ação foi realizada em São Caitano, durante a 169º reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que reuniu secretários de assistência social de cerca de 30 municípios. O evento contou com a participação do secretário Sileno Guedes, do prefeito da cidade, Jadiel Braga, além do vice-prefeito Caio Braga.
Durante o encontro, o secretário-executivo Joelson Rodrigues fez uma apresentação técnica do funcionamento do programa, que vai injetar até R$ 175 milhões. Em Pernambuco, mais de três milhões de famílias terão acesso ao benefício a partir de fevereiro, garantindo uma parcela a mais do Bolsa Família aos pernambucanos cadastrados no programa. Coube ao secretário Sileno Guedes destacar a importância da iniciativa para a população mais vulnerável do Estado.
“Quem milita na assistência social sabe a dificuldade que temos. Nos últimos tempos a gente vem assistindo uma tentativa de desmonte em nível nacional. Mas em Pernambuco o governador está fazendo a luta pelo fortalecimento da Assistência. Ele anunciou o 13º do Bolsa Família, que vai beneficiar 35% da população pernambucana, segue fortalecendo os conselhos estaduais, quando entregou, há pouco tempo a Casa dos Conselhos, e garantiu a realização das conferências no Estado”, pontuou. Ele ainda destacou a importância dos municípios no apoio à população que precisa das informações sobre o programa estadual.
Outro destaque feito pelo secretário foi a realização das reuniões da CIB de forma descentralizada. “Isso é bom para os municípios que mobilizam seus secretários, bom para o Estado. A cada reunião percebemos que essa foi uma decisão acertada”, afirmou. Além da explicação do 13º, assuntos como o status do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e o cofinanciamento 2019 também foram discutidos.
