Curso para as mães de Santo Amaro explora a criatividade e o reaproveitamento
NOTÍCIAS- 06/12/2019
- 08h11min
Os lixos que iriam para as lixeiras são doados pela comunidade e levados pelas próprias alunas para sala de aula
Por Isabela Pontes
Vinil, tubo de xampu, panela enferrujada, prato de bolo, garrafa de água sanitária e CDs, que iriam para o lixo, se transformam em artesanato
“Do lixo ao luxo” é o nome da exposição de artesanato realizada pelas mães de Santo Amaro, nessa quinta e sexta-feira, no Centro de Juventude do bairro. Com cerca de 15 alunas, a mostra foi resultado de diversos trabalhos manuais realizados ao longo de todo o ano de 2019, com a servidora Maria Elza Monteiro, que ministrou o curso só com peças recicláveis.
Do tubo do papel higiênico saiu uma guirlanda de Natal; o vinil foi transformado em quadro; da caixa de sapato as alunas vislumbraram um baú; os CDs ganharam nova função como árvore natalina; o resto de madeira virou matéria prima para o porta-chave e o prato de bolo foi parar na parede. Essas foram algumas das transformações de itens que iriam para a lixeira, mas que viraram novos objetos nas mãos das alunas.
“As mães encontram aqui uma forma de terapia informal com a arte e a troca de experiência, além de tirar algum complemento para a renda. Depois do curso, os objetos ficam com elas para a venda e arrecadação de dinheiro”, afirmou a servidora que organiza o curso e ajuda nas doações dos itens para produção do artesanato, Maria Eliza. Os valores das peças variam de R$ 10 a 30,00.
Os lixos que iriam para as lixeiras são doados pela comunidade e levados pelas próprias alunas para sala de aula. Já as matérias primas como cola, glitter, tinta e pincel, são mais difíceis e quem desejar doar, basta entregar na sede do CJ Santo Amaro. O curso ocorre de segunda a quinta-feira e agora terá novas turmas em fevereiro.
