Jovens em situação de vulnerabilidade de Santo Amaro têm manhã de ativida
NOTÍCIAS- 18/9/2019
- 14h55min
Por Isabela Pontes
Centro da Juventude de Santo Amaro promove Feira de Atividades em alusão ao Mês da Juventude com apresentação de rapper, ‘Varal Solidário’, exposição de artesanato e palestras
Em homenagem ao Dia da Juventude, comemorado em 12 de agosto, o Centro da Juventude de Santo Amaro, realizou série de palestras e oficinas, que culminou, nesta quarta-feira (18/09), numa Feira de Atividades. Durante todo o mês passado, várias ações foram realizadas. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, o CJ realizou exposição e venda de artesanatos, palestras motivacionais, doações de roupas e apresentações de música. Tudo realizado a partir do esforço e trabalho dos jovens nas oficinas.
“Encontros como esses são importantes para a socialização e motivação dos jovens. Temos vários jovens que já fizeram parte do CJ e hoje são os palestrantes com seus exemplos de superação” afirma o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. A programação contou com o Rapper Long Mc, que realiza palestras motivacionais usando ferramenta que agrada e prende atenção daquela comunidade, o rapp.
Outro trabalho social que agradou foi o “Varal Solidário”, sob comando da sargento Jeanne Maria e do cabo Valdivino, do 16º Batalhão da Polícia Militar, do Cais de Santa Rita, que atende os bairros do Coque, Joana Bezerra e Santo Amaro, com gestão do coronel Cabral. “Nesse projeto, colocamos roupas doadas em bom estado espalhadas em varais para os jovens escolherem as que agradam e que cabem neles”, explicou a sargento. Além desse projeto, a dupla realiza outras ações sociais, como a ‘Ronda Solidária’, com doações de cestas básicas; o ‘Sopa Solidária’ e o ‘Conhecendo nossa Casa’, em que crianças de escolas públicas conhecem o Batalhão, o Bope ou a Rádio Patrulha, por exemplo.
Espalhado pelo Centro, a Feira contou também com exposição e venda de artesanatos criativos produzidos pelos próprios jovens, como, esculturas, porta-celular, tiara, jarros, quadros e porta-retratos. Ao lado, mais peças decorativas, sendo essas fabricadas pelas mães de Santo Amaro, através de cursos realizados com a oficineira D.Elza, de segunda a quinta-feira, pela manhã, no CJ. “Esse tipo de atividade motiva as mães e os filhos, inclusive muitas delas saem até da depressão, além de render um valor extra na renda da família”, afirma o coordenador do Centro, Daniel Lopes.
O encontro foi palco também de apresentação e divulgação do serviço de orientação, ‘Ruas e Praças’, que realiza mediação de conflitos no local, nas terças e quintas-feiras. O projeto funciona como espaço de orientações para auxiliar a comunidade em pequenos conflitos, e assim, evitar conflitos entre vizinhos ou processos judiciais.
Em setembro – Atualmente, o CJ atende cerca de 100 jovens e neste mês oferece oficina de Publicidade e Propaganda com Richardison Tibúcio, e de DJ com o oficineiro Edilson.
