Jovens em situação de vulnerabilidade de Santo Amaro realizam apresentações e atividades culturais
NOTÍCIAS- 19/12/2019
- 15h32min
Durante o ano, são realizadas atividades culturais, palestras, exposições, apresentações, oficinas, cursos técnicos e profissionalizantes para os beneficiados.
Centro de Juventude Santo Amaro leva aprendizado, esperança e oportunidades para cerca de 100 beneficiados
Por Isabela Pontes
Transformar vidas. Esse é um dos objetivos do Centro de Juventude Santo Amaro, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que beneficia cerca de 100 jovens da comunidade. Durante o ano, são realizadas atividades culturais, palestras, exposições, apresentações, oficinas, cursos técnicos e profissionalizantes para os beneficiados. Para marcar as ações de 2019, o CJ realizou uma culminância, nessa terça-feira (17/12), na sua sede.
“O Centro realiza atividades que visam a socialização e dão um novo olhar sobre a vida para os jovens. Funcionam como porta de entrada para oportunidades”, disse o secretário Sileno Guedes. Os jovens iniciaram o dia com apresentações de danças populares e culturais com muito frevo, maculelê, samba, xaxado, ciranda, afoxé, coco e capoeira.
“Todo o aprendizado apresentado hoje é fruto de oficinas e atividades que realizamos ao longo do ano. É gratificante ver o crescimento e evolução desses jovens, em que muitos chegam em situação de rua e saem com um estágio ou um curso profissionalizante. São esperanças que são renovadas”, afirmou o coordenador do CJ, Daniel Lopes.
No palco, os jovens viraram atores em peça de teatro com clima de Natal. Na ocasião, também foram apresentados vídeos, depoimentos e um balanço com dados e resultados do CJ em 2019. Entre as ações, 80 jovens encaminhados para cursos técnicos e profissionalizantes; cerca de 30 certificados entregues pelo Senai; palestras; estágios e oficinas diversas.
No balanço da equipe foram contabilizados, 50 jovens encaminhados para rede escolar, 15 jovens inscritos no CIEE, 12 participaram de seleção para o mercado de trabalho, nove finalizaram cursos do SENAI de Santo Amaro (eletricista predial e refrigeração BAS), dois foram aprovados para estágio na Compesa, 18 concluíram cursos de curta duração no SENAI, 70 encaminhados para cursos do Governo Presente, nove participaram do PREVUPE, 51 realizaram exames laboratoriais, oito realizaram visitas a empresas de tecnologia como o CESAR, 70 foram para o Parque Mirabilândia, cinco estão selecionados para o Jovem Aprendiz, mais de 30 certidões de nascimento foram obtidas através do CJ, cerca de 45 visitas domiciliares, sete encaminhados para o CAPS, além de oficinas ministradas pelo CJ com empreendedorismo, informática básica, artesanato, esportes, qualidade de vida e elevação social.
