Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartilha sobre abuso sexual na primeira infância será distribuída para professores da rede estadual de ensino

NOTÍCIAS
  • 31/10/2018
  • 15h15min

A rede estadual de ensino ganha mais uma ferramenta de enfrentamento ao abuso sexual na primeira infância. Lançada nesta terça-feira (30), a cartilha “Informações sobre o Abuso Sexual na Primeira Infância” aborda desde o conceito do que é o abuso sexual, como ocorrem e as implicações do crime no comportamento das crianças até informações sobre como a rede de proteção se configura.

O material, que é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI) em parceria com o Governo de Pernambuco, passa a fazer parte das ações do programa Atenção Redobrada, que tem como objetivo o enfrentamento das múltiplas violações de direitos contra crianças e adolescentes. O programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

O gerente de Políticas para Criança, da SDSCJ, Macdouglas de Oliveira,  um dos nomes à frente da produção do material, destaca que a proposta é que os professores também trabalhem o tema em sala de aula com intervenções lúdicas. “A primeira infância é a faixa mais difícil de reconhecimento de denúncia da violência justamente pela faixa etária. a criança não conhece a violência e por isso não verbaliza. Na cartilha a gente coloca práticas lúdicas como dinâmicas sobre a construção do reconhecimento do que seria um carinho de afeto, por exemplo”, explica.

De acordo com a professora da UFRPE, Pompéia Villachan-Lyra, que é colaboradora do projeto, a cartilha vai conseguir instrumentalizar os professores, pois a grande maioria dos casos acontecem intrafamiliar e, por haver o silenciamento, a escola é o espaço de saúde dessa criança. “Com a cartilha os professores poderão identificar e fazer o encaminhamento correto depois disso para interromper esse ciclo de violência. É importante destacar que, de acordo com a neurociência, o impacto de um estresse recorrente em um cérebro imaturo, como é o de uma criança na primeira infância, é devastador e tem efeito prolongado ao longo de toda a vida”, destaca.

Para o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, a violência sexual é um assunto de extrema relevância, que necessita de atenção e políticas públicas que atuem no combate e prevenção. “Infelizmente, Pernambuco e o Brasil ainda sofrem com índices consideráveis de abuso sexual contra crianças e , para o combatê-los, o Governo tem trabalhando para levar informação aos pais, responsáveis e a população em geral por meio de campanhas e oficinas. A Cartilha será mais um instrumento para fortalecer a rede de proteção e auxiliar as escolas a promover o acompanhamento adequado à vítima”, pontua.

A distribuição do material acontecerá por meio de oficinas de formação com profissionais da rede de educação infantil de Pernambuco, previstas para acontecer no início de 2019.