Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ceas e Seass apresentam principais ações do ano na 117º Assembleia Ordinária do Ceas

NOTÍCIAS
  • 19/12/2017
  • 17h18min

 O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), junto a Secretária de Assistência Social (Seass), apresentaram os resultados das ações realizadas em 2017 durante a 117º Assembleia Ordinária do Ceas. O encontro contou com a presença, além de gerências e representantes dos municípios pernambucanos, do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides que ressaltou a importância do controle social e das ações de assistência social.


Nas ocasião, ele destacou a necessidade do tema de debates em 2018 e firmou o compromisso com a transparência, clareza e diálogo aberto. “Entendo que, de maneira clara e objetiva, que o controle social é a parte mais importante da construção das políticas. Nós todos descendemos da mobilização e articulação do controle social em políticas como a da assistência que tem uma dinâmica própria. Não há condição de politizar, interferir, fragilizar porque isso interfere na dinâmica da política e, a dinâmica da política tem como base o controle social”, destaca. “Terá de mim, do ponto de vista da secretária, a ativa participação das áreas e mobilização da nossa secretária executiva de assistência social na condução dessa prática”, completa.


O cofinanciamento da assistência social também foi tema do momento. Sobre o assunto o secretário afirmou estar constantemente em diálogo com a Secretaria da Fazenda para que seja feito um planejamento real no intuito de que nada fique definido antes que se consiga os recursos.


Ações


Dentre as principais ações executadas pela Ceas em 2017, foram realizadas encontros preparatórios para as Conferências Municipais em 149 municípios, a finalização do processo eleitoral da sociedade civil, as visitas técnicas a sete municípios e encontros regionais de secretários e equipes municipais de assistência social com a temática do controle social com 95 municípios participantes.


Dentre algumas atividades, a Seass encerra o ano com 326 Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e mais de 99 mil usuários atendidos. Em relação aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o ano finaliza com 60 unidades municipais sendo implantados no Estado, 35 já implantados e 25 em processo de implantação até dezembro. A meta é que em 2018 todos os municípios sejam atendidos com Proteção Social Especial (PSE).