Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro da Juventude realiza atividade para integrantes do Vida Nova

NOTÍCIAS
  • 03/12/2018
  • 12h09min

 Integrantes do Centro da Juventude de Santo Amaro assistiram na manhã desta quarta-feira (28), apresentação de dança e vídeo sobre o cordel em homenagem ao dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro. Todo o trabalho foi produzido pelos jovens em situação de vulnerabilidade que participam do programa Vida Nova, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

Damires dos Santos participou da apresentação com um grupo formado por 6 jovens e dois monitores, que dançaram os estilos afro, break e maculelê, com bastões. “Tenho três filhos para criar sozinha e aqui no Centro eu recebi o apoio que eu precisava para estudar e correr atrás dos benefícios sociais. Vivia fazendo coisas erradas e agora sou respeitada e aprendi com todos aqui”, disse.
Além da dança foi exibido o vídeo Cordel da Igualdade que faz alusão à consciência negra e aborda os temas de racismo , escravisão, preconceito e cultura afro-brasileira. O cordel foi produzido pela oficina de Produção Musical e Audiovisual, com o professor Edilson Cândido, que está preparando um novo vídeo, a ser lançado ao final do ano, com a criação coletiva do rap Nós Somos Um.
Taís de Araújo, 18, e Rodrigo de Santana, 19, integram o grupo que criou a letra, um reflexo dos momentos de tensão enfrentados no cotidiano da comunidade de Santo Amaro. “O melhor lugar é a gente que faz. Força da paz que cresça sempre mais. Que reine a paz e acabem as fronteiras, nós somos um”.
A vitória é lá na frente, resumiu Taís de Araújo, 18, sobre ter que conviver com pessoas em situação diferente dela, cuja mãe sempre incentivou os estudos dos cinco filhos. “Eu gosto de trazer uma palavra de apoio aos colegas e mostrar que é possível mudar . Aqui a gente abre nossa mente e aprende”, disse Taís. 
Capacitação – Por meio da parceria do Centro da Juventude com o SENAI, alunos como Rodrigo, finalizam as oficinas (informática, cidadania, artesanato, esporte, saúde e qualidade de vida) e seguem para outras oportunidades para realizar o curso de Eletricista Automotivo.
Desde 2008, Edilson trabalha com capacitação para jovens em situação de violação de direitos e no cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto ou medida de proteção, em diversas instituições. “Trabalho oratória e expressão literária, no formato de cordel, e gravamos tudo aqui nesta sala no computador”, disse Edilson.
A equipe técnica é composta de gente comprometida, incluindo quatro ex-alunos do CJ, segundo o atual coordenador do Centro da Juventude, Daniel de Melo.  “A gente atua aqui para ressocializar e reintegrar jovens em situação de rua e vulnerabilidade. Estamos aqui porque acreditamos nestes jovens e na mudança de vida deles”, resume Daniel
Atualmente, a Secretaria Executiva de Assistência Social da SDSCJ executa diretamente o Programa Vida Nova – Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Risco e Rua, atendendo 100 adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social no Centro da Juventude. O público alvo são adolescentes e jovens, na faixa etária de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade ou que vivenciaram violações de direitos.