Centro da Juventude realiza Feira de Serviços
NOTÍCIAS- 03/12/2018
- 11h47min
O Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro promoveu na manhã desta sexta-feira (30), a 1ª Feira de Serviços, voltada para o atendimento da comunidade e dos jovens que integram o Programa Vida Nova – Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Risco e Rua, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
Durante toda a manhã foram disponibilizadas a emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho; inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e no Programa Bolsa Família, oficinas de enfeites natalinos, com material reciclável; vacinação, testes rápidos de HIV/Aids, hepatite e glicemia; aferição de pressão arterial, cortes de cabelo, sobrancelhas e maquiagem; distribuição de preservativos, orientação sobre saúde bucal, inscrição na tarifa social da Compesa e Celpe.
Quem foi ao Centro da Juventude também pôde adquirir peças do vestuário no bazar montado no local e assistir as apresentações culturais de maracatu e ciranda, realizadas pelos jovens que participam das oficinas de percussão promovidas pelo CJ.
O evento foi realizado pelo CJ, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-1), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf-1) de Santo Amaro e a participação de outras instituições privadas, como o Imip e a ONG Gestos.
“Essa foi a oportunidade de disponibilizar dezenas de serviços à comunidade, num mesmo local e, também, poder mostrar o que oferecemos aos jovens em situação de vulnerabilidade. É uma experiência que será repetida outras vezes, graças à grande procura por parte dos moradores da área”, afirmou o coordenador geral do CJ, Daniel Lopes de Melo.
O Centro da Juventude de Santo Amaro atende 100 jovens (ambos os sexos), de 16 a 29 anos, em situação de rua, risco e vulnerabilidade social ou que vivenciaram violações de direitos. No local são oferecidas, de segunda a sexta-feira, oficinas de esportes, pintura, produção musical, artesanato, informática, audiovisual, percussão e multimídia. Os jovens recebem fardamento (calça e bermudas jeans, camisa e camiseta), material de higiene pessoal (desodorante, pente, sabonete, creme e escova dental), atendimento psicológico, pedagógico e de saúde. “O trabalho do CJ é de ressocialização e reintegração desses jovens em situação de rua e vulnerabilidade à sociedade”, explica Daniel de Melo.
