Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso de pacificador social reúne mais de 200 participantes

NOTÍCIAS
  • 27/11/2017
  • 14h56min

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Roberto Franca, participou na manhã desta quinta-feira (23), da abertura da 10ª edição do Curso Mediador Pacificador Social, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos. A capacitação, com o apoio da SDSCJ, aconteceu no auditório do Teatro Beberibe, do Centro de Convenções, em Olinda.
O objetivo do curso, que teve um recorte racial, foi capacitar os agentes públicos e lideranças comunitárias para a mediação e pacificação de conflitos nas comunidades. Foram abordadas questões relacionadas à violência doméstica, prevenção ao homicídio, crimes contra a paz pública, o patrimônio e à família; bullying nas escolas e conflitos comunitários entre outros.
A discussão do tema, segundo o secretário Roberto Franca, é muito importante, sobretudo no momento em que se verifica conflitos sociais e a violação de direitos humanos. “Pernambuco tem uma história de luta pela garantia dos direitos, no combate à violência e defesa da dignidade humana em todas as vertentes e instâncias”, disse Franca, ressaltando o trabalho de mediação de conflitos realizado pela SDSCJ, por meio das Estações do Programa Governo Presente.
A capacitação reuniu mais de 200 técnicos das secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Defesa Social (SDS) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH); das secretarias executivas de Articulação Social (Seart) e de Segmentos Sociais (SESES), além de lideranças comunitárias e militantes das causas LGBT e de igualdade racial.
De acordo com o secretário executivo dos Conselhos do Ministério dos Direitos Humanos, Rlick dos Santos, o curso é a possibilidade de “capacitar pessoas para a articulação de ações que possam promover a pacificação social nas comunidades”.
Mediação de conflitos – Pernambuco é o único Estado do Brasil que oferece gratuitamente o serviço de mediação institucional de conflitos, através da SDSCJ/Seart/Programa Governo Presente. De acordo com a secretária executiva de Articulação Social (Seart), Anelena Almeida, é um serviço de grande relevância para a população, com resultados imediatos.
No ano passado, foram realizadas mais de 1.900 mediações, com atendimento prioritário às populações de baixa renda, com problemas de conflitos familiar e de vizinhança, e relações de consumo. Mais de 90% dos casos foram resolvidos no local, com o auxílio dos mediadores.