Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diversão, alegria e descontração marcaram o Dia Mundial das Doenças Raras

NOTÍCIAS
  • 02/3/2020
  • 19h05min

Para facilitar o acesso ao local, a SDSCJ disponibilizou as vans do PE Conduz 
para fazer o transporte de pessoas com deficiência e seus acompanhantes

Por Isabela Pontes

Evento realizado pela Amar, em parceria com o Governo do Estado, ocorreu no Cais do Sertão e contou com transporte do PE Conduz

No Dia Mundial das Doenças Raras (29/02), lembrado no último sábado, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco se uniu à Aliança de Mães e Famílias Raras para proporcionar momentos de diversão, alegria e descontração para o segmento.  O encontro, que ocorreu no Cais do Sertão, teve um gostinho de Carnaval com direito a orquestra de frevo, banda e apresentação do Palhaço Chocolate.

“A data é importante para conscientização da sociedade e para proporcionar à população um período de debates, com o intuito de ampliar a reflexão sobre o tema, de forma a superar preconceitos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Durante a tarde, os beneficiários do programa curtiram shows, brincadeiras, desfiles e contação de histórias. “Enfatizamos e realizamos evento em torno da data para chamar a sociedade para ter um olhar mais inclusivo, para colocar em debate as políticas públicas e, claro, para proporcionar diversão para eles”, disse a presidente da AMAR, Pollyana Dias.

Para facilitar o acesso ao local, a SDSCJ disponibilizou as vans do PE Conduz para fazer o transporte de pessoas com deficiência e seus acompanhantes até o bairro do Recife, para participar das atividades. “Esses momentos são especiais para todos nós, inclusive os acompanhantes. O nosso dia a dia já é bem penoso, precisamos de momentos para curtir a vida também”, disse Simone Maria, mãe de Davison Patrick, de 23 anos, que tem paralisia cerebral.

Durante toda a semana os usuários do PE Conduz e seus acompanhantes usam o serviço exclusivamente para tratamentos de saúde. Somente em 2019, mais de 60 mil viagens foram realizadas pelas vans, garantindo a manutenção dos tratamentos e o lazer dos usuários.  “Reforçamos as rotas de lazer do PE Conduz porque sabemos que são momentos simples, mas sempre muito especiais na vida dessas pessoas”, explicou o Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), Edimilson Silva.