Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Durante Conferência, Sileno Guedes reafirma apoio do Governo de Pernambuco às pessoas com deficiência

NOTÍCIAS
  • 04/12/2019
  • 16h15min

 

Para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) promoveu o primeiro dia de atividades da Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, evento que avalia o andamento da política de inclusão do público e propõe diretrizes para que haja a garantia de direitos do segmento. No evento, o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, fez uma avaliação das últimas conquistas para esse grupo e disse que o próximo passo será a regulamentação da gratuidade do transporte intermunicipal para a pessoa com deficiência. 

“Por determinação do governador Paulo Câmara, nós vamos regulamentar a proposta da gratuidade do transporte intermunicipal no Estado. Não é apenas uma questão econômica, mas uma questão de vontade política e, sobretudo, de compromisso com a causa. É uma demanda antiga e que afeta principalmente as pessoas que moram nas cidades do interior de Pernambuco”, pontuou. O gestor aproveitou a ocasião para destacar a importância das conferências para o controle social. “Esse momento é de resistência. Em tempos onde não há o fortalecimento da participação social na construção das políticas públicas, nós estamos promovendo o debate e chamando a população para refletir, contribuir e opinar na execução da gestão”, completou. 

Na mesa, junto a Sileno, estiveram presentes a secretário executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes, o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), Edimilson Silva, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), José Diniz, o promotor de Direito Humanos, Maxwell Vignoli, o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC), Diego França, representando o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conad), e o representante do Conselhos Municipais, Paulo Fernando. 

Após a abertura, o público participou da palestra magna “Não há controle sem participação social”, com Diego França, representante do Conad. Durante a tarde, foram organizados grupos de trabalho temáticos para a discussão e criação de ações estratégicas.  O evento segue com atividades até esta quarta-feira (04), onde haverá a eleição de 20 delegados para a Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no próximo ano. O Encontro acontece no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, das 8h às 18h.