Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado dá início ao programa de desenvolvimento infantil Olhar para as Diferenças

NOTÍCIAS
  • 22/10/2019
  • 15h17min

Por Isabela Pontes

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá e Manari são alguns dos 13 municípios do Estado integram a iniciativa e receberam, nesta terça-feira, o kit para crianças com deficiência

Nesta terça-feira (22/10), Pernambuco deu mais um passo para o avanço das políticas públicas das crianças com deficiência de 0 a 6 anos. O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, assinou o Termo de Cooperação Técnica com os 13 municípios do Olhar para as Diferenças, programa que chega para assegurar que a primeira infância com deficiência seja assistida por ações e serviços de assistência social, saúde e educação. Estiverem presentes na reunião, além do gestor da pasta, os prefeitos de Arcoverde, Madalena Brito; de Inajá, Adilson Cavalcante; de Jatobá, Goreti Varjão; de Manarí, Van De Otaviano, e de Tacaratu, Gerson.

Com o ato, a partir de agora, as prefeituras recebem as cartilhas, os kits de desenvolvimento infantil composto por jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistiva. A próxima entrega será a dos veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. “A intenção do Programa é que crianças que nasçam com algum tipo de deficiência tenham segurança de que o Estado proverá instrumentos efetivos para que possam se desenvolver”, esclareceu o secretário Sileno Guedes.

Com o Programa, o Governo do Estado vai unir as expertises das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além de promover parcerias com órgãos e entidades não governamentais. Para viabilizar o Programa, uma equipe de 174 profissionais municipais foi capacitada para consolidar as ações do novo programa nas cidades. Além disso, foram elaboradas cartilhas sobre Deficiência na Primeira Infância e sobre a Síndrome Congênita da Zika Vírus, para facilitar o acesso às informações.

O “Olhar para as diferenças” estará inicialmente presente em 13 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (Geres). São elas: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência na fase da Primeira Infância morando na região.