GOVERNO DO ESTADO PROMOVE I SEMINÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
NOTÍCIAS- 01/2/2011
- 13h52min
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos-SEDSDH promoveu dia 11/12, das 9h às 13h, o I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Pernambuco, que foi aberto pelo secretário Roldão Joaquim, que estará representando o governador Eduardo Campos, e o secretário da Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Rafael, representando os demais secretários de estado.
O objetivo é assegurar o direito natural e constitucional da população à alimentação regular e permanente, de qualidade e em quantidade suficiente, com vistas à implementação da Política Social de Segurança Alimentar e Nutricional. Este é mais um compromisso que o Governo do Estado assumiu, com a criação da Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional-SUASSAN.
Com isso, o Governo do Estado quer sensibilizar gestores e agentes públicos e sociais quanto à importância de promover uma ampla discussão em torno da temática, levando-se em conta que o alimento representa um direito fundamental ao desenvolvimento humano. O Seminário vai reunir representantes da área social, saúde e outras, de todos os municípios do Estado, e acontece no Recife Praia Hotel, na Av. Boa Viagem, em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim, esta iniciativa do Governo do Estado é de extrema importância diante da realidade que se vive. “O Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo mas, apesar disso, grande parcela da população não tem acesso aos alimentos básicos necessários, e precisamos juntar esforços para mudar esta situação”, destaca o secretário.
As situações de insegurança alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas, como fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação, ao consumo de alimentos sem qualidade, prejudiciais à saúde, imposição de padrões que não respeitem a diversidade cultural, entre outros.
A programação terá início às 8:45h, com a mesa de abertura, seguida de mesa temática sobre Segurança Alimentar e Nutricinal. A primeira palestra tem como tema O Direito Humano à Alimantação e será proferida pela professora Zênia Tavares, da UFPE, palestra II – Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis: o Desafio do Século XXI, por Malaquias Batista, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar; Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional, pela professora Sônia Lucena, do Departamento de Nutrição da UFPE.
Às 11h, segunda mesa temática: Programas, projetos e ações em Segurança Alimentar; Política Nacional de Segurança Alimentar, pelo secretário Nacional de Segurança Alimentar, Onaur Ruano, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS; Perspectivas para a Construção da Política Estadual, por Nathanael Valle, do CONSEA/PE, Acácio de Carvalho, secretário executivo de Desenvolvimento e Assistência Social/SEDSDH, e Mariana Suassuna, superintendente das Ações de Segurança Alimentar, do Governo do Estado. Os participantes reberão certificados.
MAIS INFORMAÇÕES: Roldão Joaquim- secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 96070972; Acácio de Carvalho, secretário Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social, da SEDSDH; Mariana Suassuna, superintendente das Aços no Estado: 32224777
