Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Presente é apresentado no curso de habilitação para o posto de coronel da Polícia Militar

NOTÍCIAS
  • 23/1/2018
  • 15h25min

As estratégias do Governo Presente foram apresentadas nesta terça-feira (23) ao grupo de tenentes coronéis da Polícia Militar de Pernambuco que participam do curso de habilitação ao posto de coronel. Durante o momento, a secretária executiva de Articulação Social (Seart), Mileane Aguiar, expôs as ações que marcam o programa e debateu a importância das atividades de prevenção a serem articuladas entre os órgãos. 

“O Governo Presente é um programa da SDSCJ, sob coordenação da Seart, mas não é de propriedade nossa. Todos os órgãos estaduais têm a coresponsabilidade da execução das ações do programa para que haja a unificação das políticas públicas. O objetivo é que todos os territórios recebam todas as ações de maneira que exista realmente a presença do Governo nessas áreas”, pontuou a secretária. 
A coordenadora de Ações Integradas da Seart, Conceição Costa, ressaltou a importância da presença do policiamento na construção da prevenção. “Já temos um diálogo com as polícias de Pernambuco para firmar a parceria com o policiamento comunitário para que a gente possa, com a cultura de paz e a juventude, caminhar juntos no diálogo com as escolas e as comunidades”, destaca.  
Além da Seart, a disciplina sobre prevenção incluiu a Secretaria da Mulher, apostando nos temas que envolvem o enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), da SDSCJ, para discutir a garantia dos direitos da criança e adolescente, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, para debater a proteção dos defensores dos direitos humanos. 
“Os oficiais estão assumindo cargos de gestão da corporação e dentro da disciplina da Sociologia do Crime e Violência eles estão apresentando trabalhos científicos de como a instituição pode fortalecer a esfera da política pública dentro do viés de cada um. Essa aproximação com as temáticas sociais vai ajudá-los a articular a condução da prevenção dentro do âmbito dos territórios e dos universos prioritários”, por exemplo, pontua o Major Romero, facilitador da disciplina.