Governo Presente retoma as atividades com ampliações nas ações
NOTÍCIAS- 23/2/2018
- 14h56min
O Governo Presente (GP) retoma as atividades com ampliações nas estratégias de atuação. Investido na prevenção social, no intuito de reduzir a violência e levar cidadania à população, o programa vai estender as ações para os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Além disso, ganha em 2018 um incremento com foco de atuação na juventude, aproximando deste público estratégias de qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia.
Para anunciar as estratégias e novos programas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, reuniram nesta sexta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, prefeitos de alguns municípios, secretários executivos da SDSCJ e os jovens que participam do programa. Em paralelo a solenidade, aconteceram intervenções artística, como rodas de capoeira e aulas de hip hop e grafitagem, com a pintura de um grande painel.
Como parte das atividades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), o programa é coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart) e é considerado o braço de prevenção social do Pacto Pela Vida. “No contexto do Pacto pela Vida, as ações de segurança pública e de prevenção social são duas faces da mesma moeda e ambas têm sido fortalecidas pelo Governo. Por isso, em 2018, por determinação do governador Paulo Câmara, vamos incrementar as ações de prevenção social como elemento central de atuação do GP, focando as atividades nos jovens dos territórios”, pontua o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides. “O Governo Presente é uma conquista da sociedade pernambucana. O programa é arrochado na sua concepção e vem ganhando melhorias a cada etapa. Uma demonstração clara e objetiva que a prioridade é levar serviços de qualidade para os territórios de atuação”, completa.
De acordo com a nova secretária da Seart, Mileane Aguiar, a escolha dos locais das duas novas Estações partiu de estudos que analisaram os índices de Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). “Para esse ano, o Governo Presente tem como foco alcançar os territórios prioritários que ainda não tinham sido privilegiados. Vamos investir na ampliação das parcerias e projetos de qualificação que tenham continuidade nas comunidades”, pontua.
Entre as inovações, o programa desenvolve o Juventude Presente, que vai oferecer oficinas de esporte, lazer e cultura para promover cidadania e protagonismo juvenil, além de disseminar a cultura de paz nos territórios. Serão seis mil vagas para oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão ofertadas nos 50 territórios de atuação do Governo Presente.
Ainda como novidade, será lançado em março o programa Cidadão Conectado, projeto que vai disponibilizar gratuitamente pontos de acesso à internet em praças ou locais considerados espaços coletivos de convivência. Para que o wi-fi seja liberado, o morador deverá cadastrar os dados pessoais na Estação próxima ao seu endereço. “O programa vai ajudar a população nas demandas pessoais, mas principalmente vai viabilizar meios que facilitem o cidadão nos estudos e em questões profissionais”, ressalta Mileane. O serviço será oferecido de segunda à sexta, a partir das 18h, e aos finais de semana. Um projeto piloto do programa será instalado no bairro de Santo Amaro, na Praça Dominó, em frente à Universidade de Pernambuco (UPE).
Dados em 2017
O Governo Presente é um programa de garantia de direitos e de prevenção social da violência e tem atuação em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco, dentro da gestão do governador Paulo Câmara, atua desde 2008 para diminuição dos índices de violência levando políticas públicas e ações de cidadania.
Em 2017, foram realizadas mais de 35 ações de cidadania nos territórios. Os mutirões de serviços gratuitos resultaram em mais de 56 mil atendimentos à população. No âmbito dos universos prioritários, segmentos sociais mais expostos à violência e criminalidade, foram feitas 1232 visitas aos egressos do sistema penitenciário e seus familiares, onde 752 foram cadastrados.
As Estações do Programa Governo Presente (GP) vão atuar efetivamente na prevenção à violência e na cultura do diálogo com Agentes Mediadores prestando atendimento direto às comunidades. A meta para 2018 é aumentar em 40% a resolução de conflitos de vizinhança e familiares, e intensificar a divulgação da cultura de paz, principalmente nas comunidades mais vulneráveis do Estado.
