Grupo é constituído para tratar questão da acessibilidade nas Academias das Cidades
Sem categoria- 10/2/2011
- 12h26min
Criação de um Grupo de Trabalho de Acessibilidade (GTA) no Programa Academia das Cidades. Esse é um dos resultados do “Seminário Qualidade de Vida: Lazer Para Todos” promovido pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), na última sexta-feira. O evento faz parte da programação da 10ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência (SEPCD) que prossegue até o próximo dia 28 de agosto.
A missão do grupo será dialogar acerca de ações que venham criar um ambiente acessível para todos, não apenas no aspecto arquitetônico, mas também nas atividades físicas e de lazer. O GTA será formado por representantes da Secretaria das Cidades, SEAD e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
Seu trabalho consiste em formular as linhas de atuação, metas e diretrizes, além de uniformizar a atuação dos membros e estreitar os canais de comunicação com os órgãos ligados à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O setor ainda terá a responsabilidade de acompanhar a execução dos programas de ações afirmativas, visando garantir os direitos constitucionalmente assegurados às pessoas com deficiência.“Essa é a primeira medida para tornar a política pública ainda mais acessível e de qualidade para todos os pernambucanos”, afirma o assessor Técnico do Programa Academia das Cidades, Thiago Alencar.
De acordo com o superintendente da SEAD, João Rocha, o lazer configura-se como um direto humano básico, como educação, saúde e trabalho, e por isso a importância da relação com o Programa Academia das CIdades. “Vivenciar o lazer é uma forma de promover o bem-estar geral, oferecendo oportunidades que possibilitam aos indivíduos escolherem atividades e experiências que se adequem às suas próprias necessidades, interesses e preferências”, afirma. Ele destaca ainda que a acessibilidade não é um campo de interesse apenas das pessoas com deficiência. “Essa é uma questão para a maioria da população, considerando que idosos, obesos, pessoas pequenas ou grandes, gestantes, acidentados, entre tantas outras, também necessitam viver numa cidade acessível”, explica.
Há mais de 40 anos, a Semana da Pessoa com Deficiência vem sendo utilizada pelos diversos segmentos como um momento oportuno para debater com a sociedade a questão da inclusão social. Segundo seus organizadores, a agenda vem tendo um papel de destaque para a construção de um mundo inclusivo onde não existam barreiras arquitetônicas, sistêmicas e atitudinais que segreguem os cidadãos em função de sua deficiência, bem como de estimular a participação do indivíduo em todos os processos de tomada de decisão que afetem diretamente sua condição.
Para a realização da 10ª SEPCD, a SEAD contou com o apoio do Parque Dois Irmãos, Programa Academia das Cidades, Consórcio Grande Recife de Transporte, Companhia Editora de Pernambuco(CEPE), Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), Gerencia Estadual de Educação Especial, Coordenadoria Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Instituto dos Cegos de Pernambuco, Faculdade Maurício de Nassau, Vitarella Indústria de Alimentos Bom Gosto Ltda e Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes do Nordeste e Grupo Metropolitana de Transportes.
