Janeiro de Grandes Espetáculo recebeu grupo português
NOTÍCIAS- 29/1/2018
- 16h14min
Durante a 24º edição do Fevereiro de Grandes Espetáculos, Pernambuco recebeu a peça portuguesa “(…) e a vida, afinal, é como as orquídeas” que fala sobre quatro perspectivas do que é estar vivo. A encenação, que propõe a busca pela poesia como consciência do mundo, convidou o público para uma viagem pelas várias dimensões dessa procura. Idealizado pela atriz e arte-educadora, Andrezza Alves, a peça faz parte do projeto Pulando a Cerca, que integra as comemorações do centenário do artista pernambucano Hermilo Borba Filho.
“O projeto tem por objetivo expandir o raio de ação da obra hermiliana, tanto no que se refere à sua aproximação de um conjunto jovem de público e artistas que começam a se fazer presente na cena pernambucana quanto à apresentação de Hermilo e de sua obra a artistas de público lusitano”, explica Andrezza. A apresentação do espetáculo acontece nos dias 27 e 28 de janeiro, às 16h, no teatro Marco Camarotti, no bairro de Santo Amaro.
Para dar suporte ao transporte de um dos atores do elenco, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), disponibiliza desde a segunda-feira (22) uma das vans adaptadas que fazem parte do programa PE Conduz durante a estadia do artista Daniel Machado no Estado. Daniel é portador de uma distrofia muscular, chamada disferlinopatia, e usará o serviço até o dia 30 de janeiro.
“A parceria vai permitir que os deslocamentos de Daniel pela cidade aconteçam de forma acessível por meio do programa e, em conjunto, vamos ajudar na valorização da cultura através dos resultados que o intercâmbio artístico vai gerar para cena artística do Recife e para a população”, pontua o superintende da Sead, Edimilson Silva. “O PE Conduz é um programa essencial, pelo que representa na vida das pessoas com deficiência. É um serviço que assegura e facilita a locomoção e, por consequência, permite que seus usuários conquistem autonomia eliminando sofrimentos decorrentes da falta de acessibilidade que viola direitos e impede a resolução de questões básicas da vida cotidiana, por exemplo”, destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides.
Saiba mais sobre o Intercâmbio cultural
A participação do espetáculo no Festival de Grandes Espetáculos é fruto de um intercâmbio artístico que acontece de 18 a 31 de janeiro. A proposta faz parte do projeto Pulando a Cerca – Hermilo e a lusofonia, que permite a experiência da troca de países entre a companhia lusa Gambuzinos com 1 Pé de Fora e a brasileira Resta 1 de Teatro Coletivo. A ida do grupo português ao Recife e a vinda do grupo pernambucano a Portugal é realizado pela Câmara de Alcobaça, cidade do distrito de Leiria, na província da Estremadura, em Portugal. A ideia é que a ação seja formalizada entre a capital pernambucana e Alcobaça para que o intercâmbio seja repetido com outros coletivos de teatro.
Além de exibir (…) e a vida, afinal, é como as orquídeas, no Janeiro de Grandes Espetáculos, o elenco português vai apresentar, em sessão aberta ao público, um espetáculo fruto dos 15 dias de residência criativa em Recife. O tema da nova exibição será em torno da obra Auto da Mula do Padre, de Hermilo Borba Filho. A previsão é que esse espetáculo também seja apresentado em janeiro de 2019 na 25ª edição do Festival.
“Montado a partir do sistema Coringa, de Augusto Boal, combinado a outras referências, nossa ideia é que o trabalho seja possível com o elenco português e pernambucano junto ou separado”, explica Andrezza. O modelo dramatúrgico de Boal citado pela atriz permite que a montagem de qualquer peça aconteça com elencos reduzidos apoiado numa proposta crítica, alterando as tradicionais relações narrativas do gênero dramático.
Coordenada por Andrezza Alves e Quiercles Santana, além de colaborações de outros profissionais de renome no Recife, como Andrea Veruska e Wagner Monteiro, Marcondes Lima e Jorge de Paula, o grupo de Pernambuco fará a apresentação do espetáculo “Alguém para Fugir Comigo” no mês de março, onde será dada continuidade à residência criativa iniciada no Brasil. O trabalho durará 21 dias e será exibido em Alcobaça no Ao Teatro! Festival 2018, mostra produzida pelos Gambuzinos com 1 Pé de Fora.
Conheça o PE Conduz
O programa PE Conduz é um serviço gratuito do Governo do Estado que atua no Grande Recife, nos polos do Agreste Central, nas Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco, atendendo pessoas com deficiência em vans adaptadas. Nos fins de semana são promovidas rotas de lazer com os usuários. Em 2017, 45 vans percorreram os 18 municípios pernambucanos levando uma média de 600 usuários por mês. O programa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), é coordenado pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).
