Mais de 50 mil pernambucanos não se cadastraram no Benefício de Prestação Continuada
NOTÍCIAS- 17/7/2019
- 13h05min
Em Pernambuco, 57.958 pessoas ainda não se cadastraram no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O cadastramento garante a transferência um salário mínimo às pessoas com deficiência e idosas acima de 65 anos que não têm meios para prover o próprio sustento e nem de tê-lo provida pela família. Os beneficiários deverão cumprir o cronograma obedecendo a data de aniversário. Sem esta regularização, a concessão do benefício será suspensa.
De acordo com os dados do batimento realizado pelo Ministério da Cidadania, o número corresponde ao percentual de 18,55% de pessoas que ainda precisam ser inseridas no Cadastro Único. Destas, 23.657 são pessoas idosas e 34.301 pessoas com deficiência. O quantitativo foi No Estado, existem 312.398 beneficiários, sendo 126.249 (40,41%) de idosos e 186.149 (59,59%) de pessoas com deficiência.
O benefício e o acompanhamento feito por parte da assistência social é realizado nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). “O BPC representa a garantia dos direitos socioassistenciais. É um benefício que previne as situações de risco, promove a inclusão social, estimula o desenvolvimento de autonomia e a segurança de renda”, explica o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. O incentivo é individual, não vitalício e intransferível.
Para o cadastramento, é preciso que o beneficiário ou o responsável por ele procure os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com os documentos de CPF e RG, além do comprovante de residência em mãos. “É necessário destacar que a regra é uma forma de transição que primeiro vai notificar o beneficiário sobre os ajustes que precisam fazer e, só depois, caso o usuário não resolva sua situação, haverá o bloqueio. O cronograma alerta para os dias de aniversário, então é importante que as pessoas só se dirijam às unidades no período correto para que não se formem filas imensas ou gere a superlotação das unidades”, destaca o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues.
Suspensão
O mês julho inicia as suspensões dos contemplados do Benefício da Prestação Continuada (BPC) que não regularizaram as informações no Cadastro Único. A interrupção da transferência de renda será para os aniversariantes de janeiro que não cumpriram com a determinação. No período acontece ainda as notificações dos aniversariantes de abril e o bloqueio das pessoas que fazem aniversário em março.
