Novembro Azul na SDSCJ
NOTÍCIAS- 22/11/2019
- 12h43min
Em alusão ao Mês Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata, a Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, realizou, nesta sexta-feira (22), palestra sobre o tema. O encontro foi na na sala de reunião da sede e reuniu grande número de servidores.
Prevenção e Diagnóstico precoce foram os principais temas abordado pelo médico oncologista do Hospital dos Servidores do Estado, Bruno Pacheco, convidado do evento. Segundo o palestrante, o diagnóstico precoce leva à cura: 90% tem chance de cura e 20% do câncer já se apresenta de forma avançada. “Os homens já têm menor costume de ir ao médico e fazer exame de próstata ainda encontramos mais resistência, já que alguns têm resistência ao toque retal, por receio. Precisamos mudar essa cultura e incentivar a todos os homens a realizar o exame anualmente”, explicou o oncologista.
Durante as explanações, o médico abordou os fatores de riscos e de prevenção, tipos de tratamentos e exames, além de tirar dúvidas e sugerir dicas. Entre os principais questionamentos dos participantes, foi a idade que os homens deveriam começar a realizar o exame. A orientação é que deve ser partir dos 40 anos para quem tem casos na família e 50 anos para quem não tem histórico familiar, no entanto, quem desejar fazer o teste antes da idade recomendada também é “bem-vindo”. “Quanto mais cedo detectar, melhor. Temos que alertar para essa doença, que é silenciosa, mas curável”, reforçou o médico.
Outro dado importante comentado na palestra é que o negro tem mais tendência a ter CaP do que o branco, por ter mais testosterona. Já como forma de prevenção, uma informação relevante citada pelo convidado é que exercício físico e boa alimentação como ingestão de dieta rica em fibras, vitamina E e zinco ajudam no combate.
