Palmares recebe o II Encontro de Assessoria Técnica Itinerante do SUAS
NOTÍCIAS- 30/1/2018
- 16h07min
Palmares, município da Zona da Mata Sul do Estado, inaugurou a caravana de debates do II Encontro Itinerante de Assessoria Técnica do SUAS nos dias 29 e 30 de janeiro. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio de sua executiva de Assistência Social (SEASS), e este é o segundo ano dos encontros itinerantes de Assessoria Técnica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Os encontros visam aproximar as equipes técnicas estaduais dos gestores municipais, levando informações, discutindo e esclarecendo os desafios e temas da Assistência Social nos municípios. A mesa de abertura contou com as presenças do vice prefeito de Palmares Agenaldo Lessa, o secretario municipal de assistência social, Jose Borges, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), Penélope Andrade, a secretária executiva de Assistência Social (Seass), Socorro Araújo, e o secretário da SDSCJ, Cloves Benvides.
Penélope Andrade destacou a importância do evento e das politicas sociais nos governos, e lembrou que Pernambuco sempre foi pioneiro neste quesito, fazendo lembrar da PEC 383, que afirma que a Constituição Federal de 1988 reconheceu a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado, sendo prestada “a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social”. Em 1993, a partir da publicação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) passou a compor o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e Previdência Social.
De acordo com a secretaria executiva de Assistência Social, Socorro Araújo, este ano será trabalhado em três temáticas; as metodologias de trabalho com as famílias que se utilizam do sistema, gestão do SUAS e a importância do registro e das informações. “Queremos uma Mata Sul mais forte com politicas e metas de qualidade”, afirmou a gestora. Em sua fala de abertura, o secretario Cloves Benevides reafirma que “estes encontros visam fortalecer as atividades do sistema de assistência social” e destacou a importância das politicas sociais em apoio aos municípios, “o cidadão que mais precisa do Estado vive no município, e estamos aqui de forma corajosa discutindo estas politicas”. Durante o encontro de Palmares foram realizadas palestras, com debates sobre diversos temas pertinentes à política de assistência social, os participantes escutando e anotando atentamente cada informação.
Serão realizados sete encontros regionais em cidades polos, facilitando o acesso e participação do maior número de profissionais, de todo o Estado. Eles serão realizados nos municípios de Carpina (Zona da Mata Norte, dias 01 e 02 de fevereiro), Recife (Região Metropolitana, dias 01 e 02 de março), Garanhuns (Agreste Meridional, dias 08 e 09 de março), Caruaru (Agreste Central, dias 13 e 14 de março), Salgueiro (Sertão Central, dias 19 e 20 de março) e Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú, dias 21e 22 de março). O encontro estadual, culminância da série de eventos, está programado para o dia 11 de abril, no Recife.
