Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Participação social da pessoa com deficiência é discutida durante seminário

NOTÍCIAS
  • 28/8/2019
  • 12h06min

Representantes estaduais e municipais das políticas de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos se reuniram, nesta terça-feira (27), durante o Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência para debater e construir ações de fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. No encontro, 44 municípios e 130 pessoas participaram das discussões que abordaram temas sobre a importância de transformar o olhar da sociedade em relação ao grupo, as potencialidades e desafios da rede de proteção no cuidado dessa parcela da população e de seus familiares, além da necessidade da participação social.

A atividade, que aconteceu durante toda a manhã no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro da Boa Vista, no Recife, foi promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social e a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), e faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. 

Na abertura, o superintendente da Sead, Edimilson Silva, pontuou a importância da compreensão das necessidades das pessoas com deficiência para que os gestores construam e atuem na política de forma assertiva. “Buscamos quebrar os estigmas e promover o crescimento das pessoas com deficiência para que de fato haja a inclusão social, a melhora no nível de capacitação e a inserção no mercado de trabalho. Nos últimos anos, conquistamos pontos importantes, mas ainda não chegamos ao ideal. Precisamos de políticas públicas que estimulem a participação social das pessoas com deficiência”, disse. 

Representando a Secretaria Executiva de Assistência Social, Bernadeth Gondim ressaltou a intersetorialidade das políticas como uma estratégia que auxilia na consolidação dos direitos da população. “É um grande desafio, mas precisamos estar conectados e trabalhar em conjunto com outras áreas para conseguir atuar no município em prol da garantia dos direitos daqueles que mais precisam”, afirmou. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros têm alguma deficiência. Em Pernambuco, são mais de dois milhões, o que representa 27% da população. “É necessário romper com a invisibilidade dessas pessoas permitindo que o grupo exerça de fato a sua cidadania. O Governo de Pernambuco tem atuado com programas e projetos que contribuam para o exercício do direito à mobilidade, como o PE Conduz, com a articulação de emprego e renda, com o setor de empregabilidade da Sead, por exemplo. Nosso objetivo garantir que haja igualdade entre todos”, pontuou o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. 

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência segue até hoje.