Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preservação ao meio ambiente é o tema do Centro da Juventude de Camocim de São Félix

Sem categoria
  • 10/2/2011
  • 14h04min

Promover a defesa e preservação do meio ambiente é a temática chave para os jovens do Centro da Juventude de Camocim de São Félix. Após receber oficinas de reciclagem no começo do ano, eles já trabalharam com propriedade sobre o assunto ministrando palestras práticas de reciclagem em escolas públicas e particulares do município. A partir de hoje (04), esse conhecimento será incorporado ao Centro através de oficinas abordando o tema das plantas medicinais. Os Centros da Juventude fazem parte do Programa Vida Nova que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH).

Durante os próximos três dias, serão realizados trabalhos com plantas medicinais. Hoje, as atividades tiveram como objetivo ensinar o plantio, cultivo e manipulação das plantas, além dos cuidados com higiene e produção. No segundo momento, será abordado o acompanhamento da produção em maior escala e realização de atividades práticas. O último dia terá a palestra do coordenador do Centro Nordestino de Medicina Popular, Celerino Carriconde, sobre a história das plantas e um espaço reservado para diálogo.

De acordo com uma das responsáveis pelos cursos, Gizelda Alves, o conhecimento é repassado nas aulas de forma simples focando a sua aplicação no dia-a-dia dos jovens. “Tratamos da atenção primária à saúde resgatando o saber popular. Ensinamos como preservar a natureza e estimular o uso correto das plantas”, afirma.

Fábio Silva, 19, participa do curso de corte e costura, oferecido pelo centro, e vê nas oficinas uma oportunidade de tratar um tema importante. “O maior desafio hoje é preservar o meio ambiente. Com as oficinas espero aproveitar ao máximo o conhecimento para aplicar na minha casa”, ressaltou.

A ação é o ponto de partida de uma caminhada ecológica que será promovida pelo Centro junto a projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco e a entidade comunitária japonesa JICA. O objetivo da iniciativa é propôr ao prefeito da cidade a construção de uma horta de plantas medicinais na nascente do Rio Sirinhaem que será feita pelos próprios jovens do CJ.

O coordenador do CJ, Harles Lima, vê no estimulo as atividades de preservação ambiental uma abertura do mercado de trabalho para os jovens do Centro. “Estimulamos a capacitação para incluir no turismo ambiental, reflorestamento e outras áreas. Nossas atividades visam repassar o conhecimento obtido nos cursos para a comunidade”, completa.