Presidente do Coegemas se reúne com o secretário Cloves Benevides
NOTÍCIAS- 20/12/2017
- 11h13min
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, se reuniu na tarde da terça-feira (19) com a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Penelope Andrade, para debater sobre as políticas de assistência social e como será feito o fortalecimento das ações. O encontro contou com a presença da secretária executiva de Assistência Social, Socorro Araújo, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Lourdes Vinokur, representando a Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Mallon Aragão, e o gestor do município de Serra Talhada, Josenildo Barboza, também representante do Coegemas.
Dentre os assuntos discutidos, Penelope destacou a grande preocupação com a situação atual do SUAS diante do contexto nacional, principalmente por Pernambuco ser referência quando o assunto é política de assistência. "Não queremos retroceder, mas sim fortalecer em âmbito estadual para que possamos respaldar os municípios e se projetar em um ambiente nacional", afirma a presidente. "Precisamos trabalhar para não perder a execução das políticas de assistência e garantir que todas estejam no mesmo patamar de funcionamento, sem que uma seja mais priorizada que a outra", completa Mallon.
Com a aposta no desenvolvimento do controle social no Estado, o secretário reafirmou a postura em consolidar as ações de assistência que estejam dentro de sua governança. Para dar andamento às ações e negociações de cofinanciamento, Cloves ressaltou que está mapeando toda a gestão da SDSCJ junto aos secretários executivos, para fiquem claras a situação de cada programa e quais as prioridades de cada um. "Precisamos ter condições de dialogar de forma clara e para construir decisões competentes precisamos analisar a situação atual e as necessidades de cada programa. O financiamento já está em andamento, mas precisamos entender como vamos utilizá-lo", destaca.
Entre as prioridades ressaltadas pela secretária executiva de Assistência Social, está o acolhimento institucional, municipalizar os recursos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) regionais e medidas socioeducativas.
