Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Atitude desperta interesse de instituição holandesa

NOTÍCIAS
  • 21/3/2018
  • 14h15min

No segundo semestre deste ano, o modelo e os bons resultados obtidos pelo Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude) na redução de danos para usuários de drogas estimulantes, como crack, cocaína e metanfetaminas (droga potente e altamente viciante), serão divulgados num relatório internacional.
Por conta da metodologia, da abrangência e dos resultados, o Programa Atitude é o único do Brasil – voltado para o atendimento a usuários de drogas e redução de danos – selecionado pela Stichting Mainline, instituição sediada em Amsterdã (Holanda), que está realizando uma pesquisa mundial nessa área.
O Atitude, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), atua na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares. Oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz com encaminhamentos direcionados para as redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.
O Programa atua no Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Oferece Acolhimento de Apoio, Acolhimento Intensivo, o Aluguel Social e o Atitude nas Ruas. Em 2017, 3.019 foram atendidas.
 
Pesquisa – Inicialmente, a Stichting Mainline, pesquisou, analisou, fez contatos e entrevistas com gestores de mais de 50 programas diferentes, nos cinco continentes. No final, levando-se em consideração o desempenho, oito foram selecionados. Além do Atitude, outras sete iniciativas estão sendo analisadas: em Cape Town (África do Sul), Sidney (Austrália), Toronto (Canadá), Rotterdam (Holanda), Jakarta (Indonésia), Espanha e Uruguai.
O trabalho é financiado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), uma agência do governo alemão especializada em pesquisas e projetos de cooperação técnica em escala mundial. O objetivo é conhecer estratégias eficazes e resultados das boas práticas para reduzir danos aos usuários de drogas.
“Os resultados do Atitude são excelentes. Tem uma boa estrutura, a metodologia é diferenciada e o programa é muito bem avaliado pelos usuários”, afirma consultora da Stichting Mainline e líder da pesquisa, Rafaela Rigoni. Ela também é a responsável pelos relatos dos programas desenvolvidos no Canadá (South Riverdalle Community Healt Center) e na Indonésia (Karsima).
Segundo Rafaela Rigoni, o Atitude mostra que é possível obter resultados positivos com o acolhimento, a inclusão e a assistência aos usuários e não a partir da repressão. A pesquisadora está em Pernambuco coletando informações sobre o programa e no início desta semana visitou as unidades do Atitude em Caruaru e no Recife.
Reconhecimento – Esta é a segunda vez que os resultados obtidos pelo Atitude gera interesse e reconhecimento internacional. Em 2016, o programa foi reconhecido pela Open Society Foundations (OSF) como uma das três mais exitosas experiências de políticas sobre drogas no Brasil. O trabalho do Atitude foi citado no relatório “Crack: Reduzir Danos – Lições Brasileiras de Saúde, Segurança e Cidadania”. A OFS é uma instituição internacional voltada à promoção da Justiça e Direitos Humanos.