Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Vida Aprendiz insere 123 jovens no mercado de trabalho

NOTÍCIAS
  • 14/12/2018
  • 12h44min

 Quatrocentos e cinquenta e três jovens cadastrados e 123 deles inseridos no mercado de trabalho. Este é o resultado dos dois anos e quatro meses de funcionamento do Projeto Vida Aprendiz, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo.

O balanço das atividades dos 28 meses de atuação do Vida Aprendiz foi apresentado na manhã de ontem (14), no Encontro de Avaliação realizado com a participação de representantes das empresas parceiras, dos gestores e técnicos da SDSCJ e da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ).
O projeto oferece a oportunidade de profissionalização e reinserção no convívio social a jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e prestação de serviços à comunidade), egressos das unidades de internação e de semiliberdade da Funase e aqueles acompanhados pelos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) dos municípios da Região Metropolitana.
"O resultado é animador e mostra que estamos no caminho certo. O nosso grande desafio é aumentar o número de empresas parceiras para que possamos inserir ainda mais jovens no mundo do trabalho", afirmou a gerente geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros.
Números – A adesão dos jovens (entre 14 e 22 anos) ao projeto é voluntária e eles precisam estar cursando a partir do ensino fundamental I. São acompanhados durante 17 meses, a contar da sua inserção efetiva como aprendiz nas empresas contratantes.
Além dos 453 jovens cadastrados e 123 inseridos no mercado de trabalho, nos 28 meses de funcionamento do projeto, foram promovidos 414 atendimentos (individual, em grupos, oficinas e visitas técnicas). A maioria dos inseridos no mundo do trabalho (55) ingressou como assistente administrativo.
O projeto tem entre os parceiros, a AD Diper, Compesa, Complexo Portuário de Suape, Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Lafepe, Grande Recife Consórcio de Transportes, Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ferreira Pinto, Viana e Moura, Estaleiro Atlântico Sul, GV Posto Shell, Hábil, Rio Ave e Carrefour.