Saúde do homem idoso foi tema de seminário
NOTÍCIAS- 28/8/2019
- 14h26min
Para promover o debate sobre a saúde do homem idoso, a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, por meio da Coordenadoria de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa, realizou, na manhã da quarta-feira (28), o II Seminário sobre as Concepções de Saúde do Homem Idoso, que apostou no Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida. As palestras, ministradas pela médica Margarida Carneiro e a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, abordaram, respectivamente, assuntos sobre a preparação para o envelhecimento e o homem na sociedade atual.
De acordo com a coordenadora estadual de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa, Lucyana Moreira, o evento surgiu com o objetivo de refletir a relação da figura masculina com a saúde e debater sobre a importância do envelhecimento ativo. “É uma temática difícil já que, culturalmente e historicamente, o homem era considerado o provedor da família e não tinha o papel do cuidar e pouco se preocupava com a saúde. Hoje, as novas gerações já trazem um olhar diferente sobre isso”, afirmou.
O evento, feito em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), reuniu mais de 60 pessoas, entre servidores da Perpart, representações das coordenações, cuidadores e equipes técnicas das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) acompanhadas pelo Projeto Humanidade, grupos de idosos da Região Metropolitana do Recife, conselhos estadual e municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, gestores e profissionais que atuam nos serviços públicos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS).
