SEASS participa do 11º Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial
NOTÍCIAS- 29/5/2018
- 15h41min
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, realiza a 11º edição do Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial entre os dias 19 a 21 de junho. Na ocasião, acontece a 2ª Mostra de Experiência em Vigilância Socioassistencial, com experiências exitosas de estados e municípios.
A participação na 2ª Mostra foi maior do que na edição anterior. Foram recebidas 133 experiências, de 110 diferentes municípios e 16 experiências estaduais. Entre as 40 experiências selecionadas, três são de Pernambuco: Cartografia social e a elaboração do diagnóstico socioassistencial no suas, uma experiência do município de IGARASSU, Implantação de instrumentais para Registro Mensal de Atendimentos (RMA) da Proteção Social Especial de Alta Complexidade no município de Recife, do Recife, e Diagnóstico socioassistencial: uma construção para o curso de indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS do CAPACITASUAS, da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seass).
De acordo com a coordenadora de Vigilância Socioassistencial, da Seass, Shirley Samico, essa experiência tem o objetivo de aprimorar a gestão de informação do Sistema Único de Assistência Social e, consequentemente, qualificar a capacidade do Estado na Proteção social às famílias e indivíduos em situação de riscos e vulnerabilidades. “Esse material foi realizado com o objetivo de encontrar um ponto ou uma espécie de "mapa" para dirigir a condução de quais problemáticas são prioritárias para serem combatidas pela política de assistência social”, pontua afirmando que “o primeiro passo para se transformar a realidade consiste em conhecer as situações de vulnerabilidade e desproteção social de cada território”.
