Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEJUDH recebe exposição “Direito à Memória e à Verdade”

NOTÍCIAS
  • 09/2/2011
  • 14h32min

 A exposição “Direito à Memória e à Verdade” chegou à sede Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), na última sexta-feira (01). A exibição, cujo público-alvo é os funcionários do órgão, traz uma ambientação visual dos principais fatos ocorridos durante o período da ditadura militar. A mostra segue, das 8h às 17h, até a próxima segunda-feira (08).

Com o intuito de recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira, a exposição conduz o público em uma espécie de “viagem ao tempo”, em que 14 painéis retratam através de 160 imagens, organizadas cronologicamente, um pouco do clima vivenciado. Entre os momentos registrados, estão desde os incidentes do Golpe de Estado, que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos, passando pelo culto ecumênico realizado na Catedral da Sé pela morte do jornalista Wladmir Herzog, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”.

De acordo com o gerente geral da SEJUDH, Paulo Moraes, a intenção em expor o período é também provocar uma reflexão a respeito da importância de democracia. “Através das imagens, trazemos ao público o conceito da democracia, a sua relevância e o quão delicado foi a época na qual essa forma de governo estava ausente”, revelou.

Concebida há 27 anos em comemoração a promulgação da Lei de Anistia do Brasil, a exposição “Direito à Memória e à Verdade”, idealizada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, foi aberta ao público pela primeira vez em agosto de 2006. Desde então, circula o país, chegando à Recife em 2007, sob o mote dos 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.