Sileno Guedes faz visita a Central de Depoimento Acolhedor
NOTÍCIAS- 21/1/2019
- 15h58min
Para entender a dinâmica das ações executadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no âmbito das políticas públicas para criança e juventude, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, faz visita a Central de Depoimentos Acolhedor (CDA). O espaço, localizado na Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), no bairro da Boa Vista, no Recife, foi criado para que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sejam ouvidos em juízo de forma protetiva e não revitimizante em um ambiente acolhedor.
O secretário foi acompanhado pelo coordenador da Infância e Juventude de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, e o desembargador do TJPE, Stenio Neiva. A visita faz parte do processo de planejamento das ações da SDSCJ para 2019. “Precisamos compreender o serviços prestados por outros órgãos de prevenção e assistência voltados para esse público para analisar que tipos de projetos podemos executar em conjunto com essas instituições, além de analisar que tipo de lacunas ainda precisam ser preenchidas para combater as violações de direitos das crianças e adolescentes”, pontua Guedes.
Atualmente, além da capital pernambucana, os municípios de Camaragibe, Caruaru e Petrolina dispõem desse serviço e, desde 2018, a atividade passou a ser executada também de forma itinerante através de um ônibus adaptado. O veículo dispõe de recepção, secretaria, sala de audiência tradicional e sala de depoimento especial decorada ludicamente e com sistema de gravação em vídeo e áudio.
