Suspenso temporariamente a troca do VEM Livre Acesso
NOTÍCIAS- 23/1/2018
- 14h07min
A mensagem sobre o VEM Livre Acesso recebida, no último mês, nas catracas eletrônicas dos ônibus do Recife deixaram apreensivos alguns acompanhantes de pessoas com deficiência (PCD). A boa notícia é que está suspenso temporariamente o processo da troca de cartões do Vem Livre Acesso. A reunião, onde ficou decidida a suspensão, ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), na Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
O processo para troca do VEM Livre Acesso deverá durar dez meses e será feito por ordem alfabética na sede da Urbana-PE, disse o superintendente da Sead, Edmilson Silva. Além dele, estiveram presentes na reunião o gerente de Pessoa com Deficiência (PcD) do Recife, Paulo Fernando, o representante do Grande Recife, Marco Petrônio Fernandes, e os representantes dos conselhos de direitos municipal, estadual e nacional de PcD.
Os representantes dos conselhos de direitos, do Grande Recife e da Sead Pernambuco decidiram, nesta reunião, que o cronograma da troca do cartão com divisão por cada letra será divulgado em breve e poderá começar em março. Na ocasião foram discutidas ainda outras questões para dar mais celeridade ao processo de inscrição no Vem Livre Acesso.
LIVRE ACESSO – O cartão Vem Livre Acesso é o documento que dá direito a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual a utilizarem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana gratuitamente. Os critérios para obtenção do documento são estabelecidos pela Lei Estadual 14.916, de 18 de janeiro de 2013 e destinados a toda pessoa com deficiência, residente na Região Metropolitana do Recife – RMR.
