Técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social recebem capacitação sobre o Vem Livre Acesso para pessoas com deficiência
NOTÍCIAS- 20/2/2019
- 16h52min
Com a substituição do sistema de cadastramento do Vem Livre Acesso, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), deu início às capacitações para os profissionais que registram a solicitação do Vem Livre Acesso nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Casas de Cidadania dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), serviços que são porta de entrada para a solicitação do benefício. O primeiro encontro aconteceu na manhã da quarta-feira (20), na sede do órgão, no bairro de Santo Amaro.
O superintendente da Sead, Edimilson Silva, explicou que agora o processo passa a ser integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), novidade que vai permitir maior praticidade e a possibilidade do órgão visualizar todos os passos que os encaminhamentos darão. “É um sistema mais completo que vai garantir que o trabalho seja executado de melhor forma, tornando o processo mais rápido. No SEI, todas as ações ficam registradas e, com isso, podemos acompanhar o status das demandas tornando tudo mais claro”, pontuou.
O benefício da gratuidade no transporte público na RMR para pessoas com deficiência, através do Vem Livre Acesso, existe desde 2000 e alcança cerca de 55 mil pernambucanos. “É um serviço que gera um impacto gigantesco na vida das pessoas com deficiência que têm uma rotina intensa de exames e consultas de saúde, além de demandas de cidadania, estudo e outros compromissos que geram custos altos. Essa é uma forma de garantir direitos e amenizar gastos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.
Na capacitação, participaram profissionais das cidades de Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Ipojuca, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. A qualificação foi ministrada pelo coordenador do Vem Livre Acesso, José Carlos, que destacou que um novo encontro será promovido para receber outros municípios da RMR. “Por questão de didática, dividimos os municípios para que haja uma maior compreensão da explicação. Na próxima semana, outros profissionais de diferentes cidades virão também. Esta é uma capacitação contínua que acontece periodicamente, pois precisamos que todos os técnicos tenham atenção e clareza total nos procedimentos”, afirmou.
Participando do momento, o coordenador do Vem Livre Acesso e cadastrador da Casa da Cidadania de Ipojuca, Laércio Filho, ressaltou que a expectativa é que a nova forma de trabalho garanta agilidade na atividade. “O processo ficará melhor tanto para nós, que iniciamos a demanda, quanto para a Sead. Por dia, em média, atendemos 15 pessoas que buscam desde informações até o próprio cadastramento e o novo sistema vai tornar tudo mais rápido e organizado, já que antes tudo era feito por email”, declarou.
