Vida Aprendiz faz balanço de 16 meses de atuação
NOTÍCIAS- 15/12/2017
- 13h22min
Duzentos e noventa jovens cadastrados e 69 deles inseridos no mercado de trabalho. Estes são os principais números dos 16 meses de funcionamento do Projeto Vida Aprendiz, inserido pelo governo Paulo Câmara e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo.
Os números (até novembro) foram apresentados na manhã desta sexta-feira (15), durante o encontro de avaliação do projeto, realizado com a participação dos gestores, técnicos e representantes das empresas parcerias. “O resultado é exitoso e animador”, resumiu a gerente geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros. Ela ressaltou a expectativa da ampliação do número de parceiros e de vagas em 2018. “A nossa meta é aumentar a inserção de jovens no mundo do trabalho”, completou.
O projeto Vida Aprendiz oferece a oportunidade de profissionalização e reinserção no convívio social a jovens do sistema socioeducativo e egressos das unidades de internação e de semiliberdade da Funase e os acompanhados pelos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) dos municípios da Região Metropolitana, com idades entre 14 e 22 anos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Lygia Vasconcelos, um dado importante a ser levado em consideração é a “baixíssima” reincidência. Do total de jovens cadastrados no projeto, o percentual de reincidência foi de 1,7%. “Isso é fruto do acompanhamento sistemático e das ações de incentivo à capacitação que realizamos”, garantiu.
Balanço – Lygia Vasconcelos fez a apresentação e avaliação dos resultados. Em seguida, parceiros e beneficiários do projeto fizeram relatos das experiências. “Os jovens se sentem motivados a atingirem os critérios exigidos para participarem do Vida Aprendiz”, disse o coordenador geral da unidade da Funase de Abreu e Lima e ex-coordenador do Case do Cabo de Santo Agostinho, Abinoan Barboza.
Além dos 290 jovens cadastrados e 69 inseridos no mercado de trabalho, nesses 16 meses de funcionamento do Vida Aprendiz foram promovidos 309 atendimentos individuais, realizadas 66 oficinas com a participação de 399 participantes e 82 visitas a empresas.
